Voluntariado
O IGOT promove e incentiva ativamente atividades e programas de voluntariado, visando assim estimular junto dos estudantes e dos restantes elementos do IGOT os princípios de solidariedade, coesão e comunidade. Estas ações são realizadas no IGOT ou através da intervenção junto de outras entidades ou organizações parceiras do IGOT, procurando assim uma dimensão inclusiva de prestação de serviços à comunidade, em particular com ações direcionado à sustentabilidade ambiente e proteção dos recursos naturais.
Todas estas ações articulam-se com o Programa de Voluntariado da Universidade de Lisboa.
Todos os anos, o IGOT promove um conjunto muito alargado de atividades nas quais poderás participar como voluntário. São uma oportunidade de valorizares o teu percurso académico e de poderes interagir e apoiar outras pessoas da comunidade académica!
- Eventos científicos e/ou académicos (conferências, congressos ou dias abertos);
- Ações oficiais de promoção do IGOT ou do Centro de Estudos Geográficos (feiras de educação, emprego, ciência ou campanhas específicas de divulgação em escolas básicas e/ou secundárias);
- Atividades de natureza cultural e/ou artística;
- Atividades de acolhimento e/ou apoio à integração de estudantes estrangeiros, deslocados e/ou com necessidades educativas especiais.
A participação nestas atividades poderá levar ao registo e reconhecimento no Suplemento ao Diploma da participação no Programa de Voluntariado.
Se estiveres interessado em integrar a nossa bolsa de voluntários, faz a tua inscrição através deste formulário.
Com o propósito de auxiliar a sua comunidade estudantil de licenciatura e melhorar os resultados obtidos, o IGOT dispõe de um programa de mentoria. Este apoio é assegurado por estudantes, em regime de voluntariado, em estreita ligação com o corpo docente. Mais informações aqui.
Em 2021, a iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’ foi o projeto vencedor do orçamento participativo do Centro de Estudos Geográficos. A iniciativa teve como objetivo a plantação de 1000 árvores autóctones (sobreiros, azinheiras, castanheiros, freixos, carvalhos-alvarinhos) em Portugal, cedidas pelo ICNF.
Dado o sucesso das ações levadas a cabo em conjunto com o projeto Oxigénio, foi estabelecido, em dezembro de 2022, um protocolo de cinco anos entre a Cascais Ambiente e o IGOT-ULisboa para adoção de um talhão florestal, no Parque Natural Sintra-Cascais - Pedra Amarela Campo Base, tendo em vista a recuperação dessa área florestal.
Para a participação voluntária nestas atividades, fica atento à área de eventos do IGOT.
A decorrer desde maio de 2023, a iniciativa "Papel por alimentos" tem como objetivo a recolha de papel no IGOT-ULisboa para entregar ao Banco Alimentar contra a Fome. Regularmente, todo o papel recolhido nos ecopontos do IGOT é entregue à instituição.