Doutoramento em Ciências da População

O Doutoramento em Ciências da População é um programa oferecido em conjunto pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Instituto de Ciências Sociais (ICS) e  Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

O objetivo central deste curso é preencher o vazio existente em Portugal na formação de 3º ciclo em Ciências da População e assim promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários em posições, quer públicas quer privadas, que exijam formação avançada nesta área. Se o estudo da população é efetuado, de forma dispersa, em várias universidades e cursos, a sua formação integrada não consta de qualquer plano de estudos nacional.

Este curso inter e transdisciplinar cruza a perspetiva analítica da Demografia com a de outras Ciências da População. Sendo um 3º ciclo de estudos visa fundamentalmente promover formação altamente especializada e investigação nesta área. Enquadra-se na importância crescente dos desafios demográficos que interpelam as políticas públicas e o tecido económico e social, tais como o envelhecimento da população nos países mais desenvolvidos, a pressão demográfica nos países em desenvolvimento e as migrações internacionais.

O programa decorre num total de quatro anos.

Coordenação do 3.º ciclo do IGOT: Prof. José Luís Zêzere