Laboratórios e Salas de Apoio

O IGOT-ULisboa tem dois laboratórios de apoio às atividades de investigação e também de ensino: o GEOMODLAB e o EARTHLAB. Tem ainda uma Sala de Projetos e uma Sala de Doutoramentos.

GEOMODLAB – Laboratório de deteção remota, análise e modelação geográfica

O GEOMODLAB é uma infraestrutura do CEG/IGOT-ULisboa de apoio à investigação em análise espacial nas seguintes áreas:

• Observação e monitorização da Terra e sociedade;
  • Análise estatística de fenómenos societais;
  • Novas tecnologias – Cartografia e Modelação espacial.

Coordenação: Cláudia M. Viana, Jorge Rocha e Paulo Morgado

Contacto: geomodlab@igot.ulisboa.pt

O GEOMODLAB proporciona aos estudantes avançados do IGOT, investigadores do CEG e investigadores visitantes, os meios tecnológicos para desenvolver investigação e aplicações competitivas internacionalmente ao nível das ciências geográficas. É uma infraestrutura interdisciplinar, que aproveita as sinergias nas fronteiras entre a geografia física, geografia humana, planeamento  e tecnologias de informação geográfica, aplicando-as à investigação científica e ao ordenamento do território.

Dispõe do seguinte software: ARCGIS 10.2; CANOCO 5; ENVI 5.2; ECognition Developer; NEST; QGIS 2.8; PIX4D mapper; POSTFLIGHT TERRA 3D; EMOTION 2; STATA; STATISTICA; SPSS; UCINET.

Equipamento: Estações de trabalho para uso em rede; ebee SenseFly – Veículo autónomo não-tripulado; eBee PLUS- eBee Plus RTK – Veículo autónomo não-tripulado; Phantom 3 Advanced – Veículo autónomo não-tripulado; Phantom 2 Vision plus – Veículo autónomo não-tripulado; DJI Matrice 600 Pro; Estação total Nikon; GNSS Trimble R4 (base e rover); Câmera HDL-32E – Velodyne LiDAR; GNSS Leica Viva (Base e rover); Plotter A0; Scanner A0.

logo geomodlab

EarthLab - Laboratório de monitorização e análise ambiental

O EarthLab é a infraestrutura do CEG/IGOT de apoio à investigação e ensino avançado para a monitorização e análise de dados ambientais nas áreas da climatologia, geomorfologia, hidrologia, biogeografia, bem como no interface com os sistemas socio-ecológicos.

Coordenação: Gonçalo Vieira

O EarthLab apoia a realização de aulas de laboratório, o trabalho de campo, bem como a manutenção das redes observacionais enquadradas na investigação do CEG:

• Rede PERMANTAR de monitorização do permafrost da Península Antártida Ocidental;
    • Estação meteorológica do IGOT;
    • Rede de clima de montanha da Serra da Estrela (em implementação);
    • Estações udométricas BeSafeSlide.

Dispõe dos seguintes equipamentos: Drones e câmaras para levantamento aéreo; GNSS e estações totais para topografia e geodesia; Sonda multiparamétrica para análise de águas; Equipamento para amostragem, caracterização e análise de solos; Perfuradoras para rocha; Sistemas de aquisição de dados meteorológicos; Oficina de manutenção de equipamentos eletrónicos.

Possibilidade de apoio a aulas:

• Análise da fração grosseira de solos;
    • Exoscopia de grãos de quartzo;
    • Programação e montagem de dataloggers;
    • Topografia;
    • Drones - características técnicas e montagem.

Sala de Projetos

Este espaço, de uso exclusivo por investigadores e bolseiros contratados, destina-se à atividade de investigação desenvolvida no âmbito de todos os tipos de projetos de I&D e trabalhos de consultoria, desenvolvidos pelo CEG/IGOT, individualmente ou em colaboração.

Sala de Doutoramentos

Este é um espaço multifuncional destinado em exclusivo a estudantes de doutoramento, para que possam desenvolver as suas atividades de investigação e elaboração dos seus trabalhos finais.