O IGOT

Globo dourado da fachada do edifício do IGOT

O IGOT

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) foi criado em 2008, no quadro da alteração estatutária da Universidade de Lisboa. Desde então, o IGOT-ULisboa tem-se afirmado como uma Escola interventiva na Sociedade e tem consolidado uma posição destacada no ensino e na investigação da Geografia em Portugal, procurando atrair melhores alunos, promover a melhoria do sucesso escolar e da empregabilidade dos seus diplomados, alargar as parcerias com outras instituições do Ensino Superior, fomentar a internacionalização, através do recrutamento de estudantes estrangeiros e da participação em redes e projetos de investigação internacionais.

O IGOT-ULisboa é uma instituição de criação, transmissão e difusão da cultura e do conhecimento científico e tecnológico nos domínios da geografia, das ciências sociais e da terra, do planeamento, ordenamento e gestão do território, baseado no respeito pela liberdade intelectual e pela ética académica, no reconhecimento do mérito e no estímulo à inovação. 

O IGOT-ULisboa está organizado, desde a sua criação, em duas áreas: a área de Ensino e a área de Investigação Científica. A área da Investigação Científica desenvolve-se no quadro do Centro de Estudos Geográficos (CEG), a principal referência na investigação e divulgação do conhecimento geográfico em Portugal.

O IGOT É...

  • O IGOT é, no ensino e na investigação, a referência cimeira da Geografia portuguesa e uma grande referência da Geografia internacional.
  • O IGOT é uma escola com elevada competência em vários domínios da Geografia Aplicada e do Ordenamento do Território, apta a responder a vários dos problemas e desafios complexos da sociedade contemporânea.
  • O IGOT é uma instituição jovem, ainda que forjada num longo percurso de maturação do ensino e investigação da ciência geográfica, comprometida e aberta à multidisciplinaridade e à cooperação interinstitucional, e à transferência do conhecimento para a Sociedade.
  • O IGOT é uma escola com forte vocação internacional, quer na investigação, quer no ensino, cada vez mais imbricada em parcerias e redes de conhecimento.
  • O IGOT é um pólo crescentemente atrativo para estudantes de graduação e pós-graduação, nacionais e internacionais.
  • O IGOT é uma comunidade aberta à diferença e à inclusão, e consciente e comprometida com o seu papel na Universidade e na Sociedade.
  • O IGOT é uma escola de recursos humanos qualificados e empenhados, com boas condições infra-estruturais e de ambiência de trabalho, de aprendizagem e de investigação.
  • O IGOT é conhecimento, competência, motivação, ação, oportunidade, Equipa. O IGOT são as pessoas! O IGOT somos Nós!