ERASMUS+

Grupo de estudantes a andar e a sorrir

ERASMUS+

Programa Erasmus+ tem como objetivo apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.

O Programa é gerido a nível comunitário, pela Comissão Europeia e a nível nacional pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, que apoia o reforço da mobilidade no ensino superior, em especial entre estudantes, mas também entre professores e outro pessoal educativo.

De acordo com o Regulamento do Programa de Mobilidade de Estudantes LLP-Erasmus+ da Universidade de Lisboa, podem candidatar-se ao Programa ERASMUS+, na sua vertente para Estudos - SMS:

  • Estudantes de licenciatura que tenham completado integralmente o 1.º ano curricular (60 ECTS), à data da candidatura*;
  • Estudantes de mestrado e de doutoramento.

* Nota: caso o estudante se encontre no 1.º ano de licenciatura e tiver concorrido, poderá ser aceite condicionalmente, mas só poderá realizar a mobilidade no 2.º semestre do ano letivo 2022/2023 e apenas se tiver concluído o 1.º ano.

Duração da Mobilidade Erasmus+

Período de Estudos (SMS)
Período mínimo: 3 meses
Período máximo: 12 meses

NOTA: O período de mobilidade é ininterrupto.

O estudante poderá usufruir mais do que uma vez da mobilidade ERASMUS, desde que não ultrapasse o total de 12 meses nas diversas ações do programa (mobilidade para estudos / mobilidade para estágio / mobilidade combinada), dentro do mesmo ciclo de estudos.

Bolsas Erasmus

A Bolsa de Mobilidade ERASMUS+ visa cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino. Informação disponível no site da ULisboa.

Ser selecionado para uma mobilidade ERASMUS+ não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada.

As bolsas são administradas pela Agência Nacional Erasmus +, Educação e Formação. O número de bolsas para estudantes ERASMUS depende da capacidade financeira desta Agência, da dotação atribuída à Universidade de Lisboa e da distribuição financeira às Escolas, pelo que o IGOT não pode assegurar a concessão da bolsa de mobilidade a todos os estudantes.

O valor das bolsas é definido para cada ano académico. A Comissão Europeia definiu três grupos de países (1 – custo de vida elevado, 2 – custo de vida médio e 3 – custo de vida reduzido), para os quais estipulou a atribuição de valores idênticos e fixos de bolsa, definidos pelas Agências Nacionais em cada país.

As bolsas serão atribuídas de acordo com o valor do país de destino e para um número definido de dias de mobilidade, que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade ou que pode ser combinado com um número adicional de dias a “bolsa zero” (sem financiamento).

É possível a mobilidade Erasmus+ sem atribuição de bolsa financiada, sendo esta designada “bolsa zero”. Todos os candidatos que se encontrem a “bolsa zero” beneficiam de todos os direitos e deveres do Programa, em igualdade de circunstância com os beneficiários de bolsa.

O tratamento de todas as questões práticas tais como, a viagem e o alojamento, são da inteira responsabilidade do estudante.

O Programa de Mobilidade ERASMUS+ permite que estudantes do ensino superior, efetuem um estágio curricular ou extracurricular, por um período de 2 a 12 meses, numa empresa, numa universidade estrangeira ou num centro de investigação, de um Estado participante no Programa ERASMUS. Para doutorandos ou estudantes em pós-doutoramento, existe ainda a possibilidade de realizar um estágio de curta duração, entre 5 e 30 dias.

Os estudantes podem candidatar-se ao Programa Erasmus+ para realizar um estágio durante os seus estudos ou nos 12 meses imediatamente seguintes à conclusão do seu curso (como recém-graduados). Para tal, devem encontrar uma instituição de acolhimento que emita uma carta de aceitação, onde a organização de acolhimento demonstra a sua disponibilidade para receber o estudante, especificando a duração do estágio e as atividades a desenvolver. Para o efeito, os estudantes devem entrar em contacto direto com as instituições do seu interesse, enviando o seu curriculum vitae e solicitando a realização de um estágio.

No entanto, a candidatura à realização de um período de estágio ao abrigo do Programa ERASMUS+ deve ser sempre realizada em articulação com os Serviços Académicos do IGOT e com a Coordenação ERASMUS do Instituto.
 
Os estudantes em mobilidade devem ter um orientador de estágio na instituição de acolhimento e um tutor no IGOT, que são responsáveis pela supervisão e apoio científico e pedagógico, necessários.

Condições de elegibilidade
O Programa Erasmus+ não apresenta limitação em relação ao número de vezes que um estudante pode participar nas atividades de mobilidade, dentro de um mesmo ciclo de estudos. Os estudantes podem fazer o número de mobilidades (para estudos e/ou para estágio) que lhes seja possível no âmbito do ciclo de estudos que frequentam, desde que:

  • Não ultrapassem os 12 meses (365 dias) no total das mobilidades (conjunto do período de mobilidades para estudos, para estágios e como recém-graduados) realizadas dentro do mesmo ciclo de estudos;
  • Caso já tenham realizado mobilidade no âmbito do Programa LLP-Erasmus, dentro do mesmo ciclo de estudos, a duração total da mobilidade realizada, desconta nos 12 meses de mobilidade a que têm direito no âmbito do Programa Erasmus+.

Podem candidatar-se ao Programa Erasmus+ mobilidade para Estágios os estudantes de acordo com os seguintes requisitos:

  • Estudantes regularmente inscritos num curso conferente de grau no IGOT, independentemente da sua nacionalidade;
  • No caso dos estudantes de Licenciatura, a mobilidade Erasmus+ só é permitida para estudantes matriculados a partir do 2.º ano;
  • Não são permitidas mobilidades para o País de residência oficial do estudante;
  • Podem também participar no Programa ERASMUS + mobilidade para Estágios os estudantes recém-diplomados. Estes devem ser apresentar a candidatura à realização do período de estágio no último ano de estudos do curso e devem frequentar e concluir o estágio no prazo de um ano após a obtenção do respetivo grau (verificando-se o seu regresso até à véspera de fazer um ano da data de conclusão do ciclo de estudos).

Duração
Os estágios têm uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses (365 dias).
O limite de 12 meses de participação no Programa inclui as diversas ações realizadas no mesmo ciclo de estudos (mobilidade para estudos, mobilidade para estágios e mobilidade combinada). No caso de já ter realizado mobilidades ao abrigo do Programa LLP-Erasmus, durante o atual ciclo de estudos, deve ter em atenção que a duração total de todas as mobilidades Erasmus (as realizadas e a que se propõe realizar), não podem ultrapassar os 12 meses, independentemente do número de vezes que participou ou do tipo de ação (estudos / estágio / períodos combinados).
Para doutorandos ou estudantes em pós-doutoramento, existe ainda a possibilidade de realizar um estágio de curta duração, entre 5 e 30 dias.


 

The Institute of Geography and Spatial Planning ot the University of Lisbon (IGOT) is a teaching and research unit, and in conjunction with the Centre for Geographical Studies (CEG) is increasingly integrated in national and international teaching and research networks. Therefore, International Students studying at IGOT are key participants in promoting and enhancing cooperation between institutions.
The Erasmus+ Programme has become an instrument in promoting exchanges and enhancing the visibility of IGOT and its research centre, CEG.

The ERASMUS + Programme is based on institutional cooperation. The existence of a bilateral agreement between IGOT and the applicant’s sending school is mandatory. If there isn’t an agreement, student should contact his home University and confirm if they are interested in having a partnership within ERASMUS + Programme.

Students who have interest in spending an ERASMUS exchange period at IGOT must apply at their home institution in first place, according its admission conditions. To participate in the Erasmus+ Student Mobility at IGOT, it is mandatory for students to be nominated by their university’s International Office. 
The office responsible for the Erasmus+ programme at the home university is required to officially nominate the student by email (erasmus@igot.ulisboa.pt), with the following information:

  • Home university name and Erasmus+ code (e.g. P LISBOA 109)
  • Field of studies / Bilateral Agreement ISCED code [for e.g. 0532: Earth sciences (07.0, 07.1, 07.2, 07.3 - 443)]
  • Student’s full name, Gender and email
  • Study period (Academic year or Autumn/Winter semester or Spring/Summer semester)
  • Level of study: Bachelor (1st cycle) / Master (2nd cycle) / PhD (3rd cycle)

The nomination must be made by the home university during the following deadlines. 

 

INCOMING STUDENT APPLICATIONS 2022/2023

Deadlines Start End
Nomination (Winter/Year) 01-03-2022 17-06-2022
Online Application (Winter/Year) 01-06-2022 03-07-2022
Nomination (Summer) 13-06-2022 31-10-2022
Online Application (Summer) 12-10-2022 12-12-2022


After the official nomination, each student will be contacted electronically by IGOT’s Erasmus Office with all the information necessary to complete the Erasmus+ online application.
Applications for nominated students are exclusively carried out online through the Fenix platform.

 

 

eIDAS Application Submission

What is eIDAS?
EIDAS is the European Regulation for the electronic identification and trust services for electronic transactions, established in EU Regulation 910/2014. With eIDAS you can authenticate in your national authentication environment and provide personal and academic information to create an application.

In what countries eIDAS Platform can be used?
You can use eIDAS platform in the following countries: Portugal (IGOT), Spain (Universidad Politécnica de Madrid), Slovenia (Jozel Stefan Institute), Italy (Politecnico di Torino) e Austria (Graz University of Technology).
 
Please note: If you are from one of the above universities, your eIDAS application must be submitted using this link.

Other Information