Trabalho Final de Mestrado

Vista Landsat do Parque Nacional de Acadia

Trabalho Final de Mestrado

Registo do trabalho final
De acordo com o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação do IGOT, após a conclusão da componente curricular do mestrado, os estudantes têm de proceder, até ao último dia útil do mês de outubro, ao registo do trabalho final, o qual engloba o seu título, plano e modalidade em que será realizado, a aprovar pelo Conselho Científico.

Para o efeito, deve ser utilizado o formulário de pedido de registo disponível abaixo.


No caso de realização de estágio de natureza profissional, a proposta deve ainda ser acompanhada de um termo de aceitação da entidade de acolhimento em que conste o plano de trabalhos a desenvolver, o local e o responsável na entidade de acolhimento.

Juntamente com a aprovação do registo, é designado pelo Conselho Científico o(s) orientador(es) do trabalho final.

Orientação do trabalho final
A elaboração da dissertação, do trabalho de projeto ou a realização do estágio deve decorrer sob a orientação de um doutor ou de um detentor do título de especialista conferido nos termos do Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto
A orientação pode ser assegurada em regime de coorientação, quer por orientadores nacionais, quer por nacionais e estrangeiros, até um máximo de dois orientadores.

Quando existam dois orientadores, da equipa de orientação terá de fazer parte, obrigatoriamente, um elemento doutorado com vínculo laboral ao IGOT. 
Os orientadores são nomeados pelo Conselho Científico do IGOT, sob proposta do Coordenador de Curso, ouvido o estudante, e mediante aceitação expressa do orientador proposto.

Regras sobre a apresentação do trabalho final escrito
A dissertação, o trabalho de projeto e o relatório de estágio deverão ter uma dimensão de 20.000 a 40.000 palavras (aproximadamente 60 a 120 páginas), acrescidas de anexos. Os sistemas e normas de apresentação e citação bibliográfica deverão ser obrigatórios e de base científica, sendo a escolha do estudante realizada em concordância com o(s) orientador(es).

Pedido de admissão a provas
A entrega do trabalho final e o pedido de realização das provas para apreciação e discussão pública devem ser efetuados dentro dos prazos fixados no Calendário Escolar.
Para o efeito, os estudantes devem proceder à submissão dos seguintes elementos em suporte digital, em formato não editável:

  1. Trabalho final;
  2. Curriculum vitae atualizado;
  3. Declaração do(s) orientador(es), indicando que o trabalho final foi revisto e que se encontra em condições de ser presente a provas para apreciação e discussão pública;   
  4. Declaração referente à disponibilização para consulta digital do trabalho final através do Repositório Digital da Universidade de Lisboa.  

 

Defesa do trabalho final
A discussão do trabalho final não poderá exceder os noventa minutos e nela podem intervir todos os membros do júri, devendo o estudante dispor de tempo idêntico ao utilizado pelos membros do júri. No início da discussão pública, o estudante dispõe de até vinte minutos para fazer a apresentação do trabalho final.

Após a discussão do trabalho final, o estudante possui dez dias úteis para entregar uma versão definitiva do mesmo, em suporte digital, contemplando eventuais correções ao trabalho final solicitadas pelo júri na sequência da sua discussão pública.