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Qualidade

Logotipo do IGOT na parede de vidro do espaço de atendimento da Biblioteca

Qualidade

O IGOT-ULisboa atribui uma importância central à avaliação e garantia de qualidade. Segundo os seus Estatutos, o IGOT promove periodicamente, nos termos da lei, a avaliação interna da sua qualidade, em articulação com os dispositivos de avaliação e de garantia de qualidade da Universidade de Lisboa. A garantia da qualidade, designadamente a existência de processos de recolha sistemática de informação tendo em vista a melhoria contínua, tem sido um eixo fundamental dos planos estratégicos de desenvolvimento institucional. O IGOT encontra-se a regulamentar um Sistema Integrado de Garantia da Qualidade (SIGQ-IGOT). Este privilegia os seguintes princípios:

  1. Atender à realidade do IGOT, nas suas dimensões de ensino, investigação e ligação à comunidade;
  2. Garantir a integração do SIGQ-IGOT no Sistema Integrado de garantia da Qualidade da Universidade de Lisboa (SIGQ-ULisboa);
  3. Estimular a participação de toda a comunidade do IGOT — docentes, investigadores, estudantes e pessoal técnico e administrativo;
  4. Caracterizar-se pela simplicidade, coerência, estabilidade e previsibilidade, sem prejuízo da inovação e modernização administrativa da gestão do sistema;
  5. Garantir a transparência e a prestação de contas, sem prejuízo da segurança da informação, da privacidade e da proteção dos dados pessoais;
  6. Assegurar a participação, colegialidade, rigor e empenhamento na vida académica;
  7. Promover o desenvolvimento de uma cultura de qualidade nos vários domínios de atuação do IGOT, estimulando a abordagem por processos e a monitorização de indicadores de desenvolvimento;
  8. Contribuir para a melhoria contínua das atividades desenvolvidas no IGOT.

O SIGQ-IGOT agrega todas as atividades do Instituto que contribuem para a garantia da qualidade das atividades desenvolvidas e para o cumprimento da sua missão, cabendo ao Presidente a responsabilidade da sua implementação e coordenação.

Para coadjuvar o Presidente nesta tarefa, encontra-se constituída nos termos do artigo 9.º dos Estatutos do IGOT, a Comissão de Avaliação Interna, com funções consultivas e responsável pela apresentação de propostas de gestão e melhoria do SIGQ-IGOT. Este órgão é constituído por:

  1. O Presidente do Conselho Escola, com a possibilidade de delegar em membro doutorado do Conselho de Escola;
  2. Um docente designado pela Assembleia da Área de Ensino e Formação;
  3. Um investigador designado pela Assembleia da Área de Investigação e Desenvolvimento;
  4. Um estudante designado pelo corpo dos estudantes do Conselho Pedagógico;
  5. O funcionário não docente e não investigador membro do Conselho de Escola.

 

Plano da Qualidade (documento brevemente disponível)
Mapa de Controlo de Referenciais (documento brevemente disponível)

O IGOT-ULisboa promove regularmente, junto dos seus estudantes, inquéritos de avaliação com a qualidade das unidades curriculares lecionadas. O inquérito é promovido através da plataforma Fenix, no final de cada semestre. Os estudantes são convidados a responder, na sua área pessoal, de forma anónima, a um inquérito por cada unidade curricular.

Neste questionário são avaliados indicadores relativos à assiduidade e desempenho na unidade curricular (auto-avaliação do estudante), relevância e adequação da unidade curricular, organização e funcionamento, bem como o grau de satisfação global. De igual modo, os estudantes indicam o seu nível de satisfação relativamente ao desempenho pedagógico do(s) docente(s) respetivo(s).

Abaixo podem ser consultados, por ano letivo/semestre, os níveis globais de satisfação com as unidades curriculares lecionadas no IGOT-ULisboa. Os relatórios detalhados por curso e/ou unidade curricular podem ser consultados, junto do Conselho Pedagógico, mediante pedido fundamentado, e sem prejuízo da salvaguarda de dados pessoais relativamente à avaliação do desempenho pedagógico dos docentes.

2022/2023

1.º Semestre

Grau de satisfação global Respostas
1. Muito baixo 15 / 436 (3,44 %)
2. Baixo 27 / 436 (6,19 %)
3. Médio 85 / 436 (19,50 %)
4. Elevado 171 / 436 (39,22 %)
5. Muito elevado 135 / 436 (30,96 %)
6. Não sabe / Não se aplica 3 / 436 (0,69 %)
Total de respostas 436 / 436 (100,00 %)

2021/2022

1.º Semestre

Grau de satisfação global Respostas
1. Muito baixo 19 / 947 (2,01 %)
2. Baixo 62 / 947 (6,55 %)
3. Médio 208 / 947 (21,96 %)
4. Elevado 398 / 947 (42,03 %)
5. Muito elevado 246 / 947 (25,98 %)
6. Não sabe / Não se aplica 14 / 947 (1,48 %)
Total de respostas 947 / 947 (100,00 %)


2.º Semestre

Grau de satisfação global Respostas
1. Muito baixo 8 / 297 (2,69 %)
2. Baixo 21 / 297 (7,07 %)
3. Médio 69 / 297 (23,23 %)
4. Elevado 128 / 297 (43,10 %)
5. Muito elevado 69 / 297 (23,23 %)
6. Não sabe / Não se aplica 2 / 297 (0,67 %)
Total de respostas 297 / 297 (100,00 %)