Passar para o conteúdo principal

Tese de Doutoramento

Vista Landsat do Parque Nacional de Acadia

Tese de Doutoramento

Registo do tema da tese
No prazo de 60 dias úteis após a conclusão do curso de doutoramento (componente curricular), os estudantes devem proceder ao registo da tese.

Este registo inclui:

  1. O título do trabalho;
  2. A área disciplinar do trabalho;
  3. Palavras-chave que caracterizam o trabalho;
  4. A identificação do(s) orientador(es) do trabalho;
  5. Projeto de tese ou dos trabalhos equivalentes, com indicação dos fundamentos científicos da investigação, da metodologia a utilizar e dos objetivos a alcançar.

Com a aprovação do registo é realizada, em simultâneo, a designação pelo Conselho Científico do(s) orientador(es) da tese.
O registo tem a duração de cinco anos, improrrogáveis. 


Orientação
Os trabalhos conducentes à preparação da tese devem decorrer sob orientação de um professor ou investigador doutorado, vinculado ao IGOT. 

O Conselho Científico pode autorizar situações de coorientação, sendo que a equipa de orientação está limitada a um número máximo de três membros. Nestes casos, podem ser igualmente designados como orientadores professores ou investigadores doutorados, integrados em unidades de investigação do IGOT, ou de outras instituições de ensino superior ou de investigação científica, nacionais ou estrangeiros, ou especialistas de mérito na área da tese, habilitados com o grau de doutor, reconhecidos como idóneos pelo Conselho Científico.

Pedido de admissão a provas
Para o pedido de admissão à prestação das provas de defesa da tese, o estudante deve proceder à submissão dos seguintes elementos: 


Um exemplar em suporte digital devidamente identificado com Curriculum Vitae e trabalho final de doutoramento em formato pdf/A com menção Documento provisório.

O modelo de capa da tese, com os elementos de referenciação obrigatória, deve ser solicitado junto da Unidade de Gestão Académica.

A tese deve incluir resumos em português e noutra língua oficial da União Europeia, com um máximo de 300 palavras cada, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia, e índices.

Quando a tese for escrita em língua estrangeira, deve ser acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

Os trabalhos deverão ser cientificamente originais, com todas as citações de trabalhos alheios devidamente referenciados, não se aceitando plágio nem cópia, devendo para isso o estudante assinar uma «Declaração de Autoria», a colocar na tese ou nos trabalhos equivalentes antes do resumo/abstract, segundo a seguinte indicação:

«Eu [nome completo], declaro que a tese de doutoramento intitulada [título da tese], é o resultado da minha investigação pessoal e independente. O conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas na bibliografia ou outras listagens de fontes documentais, tal como todas as citações diretas ou indiretas têm devida indicação ao longo do trabalho segundo as normas académicas»
O/A Candidato/a
[assinatura]
Lisboa, [data]