Pode candidatar-se ao curso de Mestrado quem cumprir uma das seguintes condições:
ser titular de grau de licenciado ou equivalente portadores de 120 créditos em Geografia ou, de pelo menos 75% dos créditos em Geografia, ficando a conclusão do curso condicionada à obtenção dos créditos em falta para o total requerido;
ser titular de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área identificada na alínea a).
ser detentor de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelos Conselhos Científicos do IGOT e do IE.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do número 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ou reconhecimento ao grau de licenciado.
É ainda condição de ingresso a aprovação i) numa prova escrita de língua portuguesa e ii) numa entrevista oral, que evidenciem o domínio da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (n.º 1 do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio). A aprovação nestas provas é válida para dois anos letivos consecutivos.
Podem candidatar-se condicionalmente os candidatos que, no momento de apresentação da sua candidatura, ainda estejam na fase final de conclusão da licenciatura, devendo realizar a prova escrita de português.