XI Jornadas IGOT dos Professores de Geografia
Realizaram-se, entre 7 e 9 de setembro de 2023, as XI Jornadas IGOT dos Professores de Geografia, que contaram com a participação de 130 professores do ensino básico e secundário, na sua quase totalidade da disciplina de Geografia. Esta formação é uma iniciativa do Centro de Formação do IGOT-ULisboa, coordenado pelo prof. Sérgio Claudino.
Nesta edição das Jornadas, Jorge Rocha e Daniel Paiva trouxeram uma abordagem inovadora: a investigação sobre as emoções com que são vividas as cidades, fruto do trabalho de investigação de dois projetos interdisciplinares e internacionais, liderados pelo CEG. Margarida Queirós discutiu o que designou de “desenvolvimento alternativo” e o próprio conceito de Antropoceno, no apelo a uma reflexão holística e aprofundada; Paula Matos abordou a Ecologia das alterações globais, também sublinhando a necessidades de novas formas de nos relacionarmos com o planeta; a sustentabilidade marcou igualmente as preocupações de Eduardo Jonas, que se deteve na agricultura e na sustentabilidade, cada vez mais interligadas, e de Eusébio Reis, que se centrou nos desafios da seca e dos recursos hídricos. Maria João Hortas trouxe-nos a discussão sobre a educação e a multiculturalidade, num contexto em que as escolas recebem cada vez mais jovens de proveniências diversas.
No último dia, decorreu uma visita de estudo com a temática “A Oeste muito de novo. A primeira paragem foi no Centro de Interpretação Ambiental do Geoparque do Oeste, recentemente inaugurado, e que se constitui como um espaço educativo privilegiado. Em Óbidos, disfrutou-se a vivência deste espaço de origem medieval e, no auditório ao ar livre da cerca do castelo, Diogo Abreu, Aquilino Ribeiro Machado, Luis Mendes discutiram a turistificação deste território e Pedro Santos deteve-se na Geografia Física regional. Em Peniche, depois da visita ao Cabo Carvoeiro e de muitas fotografias com o mar e as Berlengas em fundo, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, o respetivo diretor, Sérgio Leandro, abordou a Economia do Mar.
As Jornadas têm o objetivo de proceder a uma atualização científica dos professores do ensino básico e secundário, não só retomando temas centrais da educação geográfica, como explorando novos temas de interesse da ciência geográfica – como sucedeu em mais uma preenchida edição. Bom ano letivo para todos!
Sobre as Jornadas dos Professores de Geografia
Com a criação do IGOT, surgiu em 2010 o seu centro de formação. Depois de algumas tentativas de lançamento de cursos de formação, foram iniciadas, em 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia: no começo do ano letivo, numa formação concentrada em três dias, docentes e investigadores do IGOT e do CEG, na sua quase totalidade, abordam temáticas distintas entre si, que contribuem para a atualização científica dos professores de Geografia do ensino básico e secundário, embora também abertas a docentes de outros grupos disciplinares. Durante a pandemia, as Jornadas continuaram, em formato online, o que permitiu uma frequência de docentes de todo o país. Em 2022, voltou ao formato presencial.