Seminários Nacionais do Projeto Nós Propomos! 2024

Realizou-se, no ano letivo 2023/2024, a 13.ª edição do Projeto “Nós Propomos!”, com a participação de centenas de jovens do ensino básico e secundário, dando lugar ao seminário nacional dos Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos no dia 26 de abril, na Sertã, e no dia 6 de maio ao seminário nacional dos Grandes Cidadãos, no IGOT-ULisboa/Aula Magna.

Lançado em 2011, e com presença internacional desde 2014, o Projeto “Nós Propomos!” desafia jovens a identificar problemas locais que consideram relevantes, através da elaboração de trabalhos com propostas de soluções a serem partilhadas com a comunidade.

Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos, na Sertã

Decorrido na Sertã, o Seminário Nacional do projeto “Nós Propomos! - Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos” mobilizou estudantes dos 1.º e 3.º ciclos do ensino básico, numa parceria entre o IGOT-ULisboa, o Agrupamento de Escolas da Sertã e a Câmara Municipal da Sertã.

O Seminário contou com a participação presencial de outros dois argumentos escolares e, ainda, de mais quatro agrupamentos, em formato online.

Durante a manhã, os estudantes apresentaram as suas propostas na Casa da Cultura da Sertã. No período da tarde, realizaram-se algumas intervenções dos responsáveis e atribuídas distinções e prémios no âmbito dos concursos temáticos e do concurso nacional.

No concurso Pequenos Grandes Cidadãos, o projeto vencedor foi o Interculturalidade – O Mundo é de Todos… Todos Somos UM, da Escola Básica São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim. Nos Jovens Cidadãos, o vencedor foi o projeto Mobilidade Sustentável e Ciclovias – O caminho faz-se pedalando!, da turma 6.º E da Escola Básica Dr. António Chora, de Riachos, do Agrupamento de Escolas de Escolas de Artur Gonçalves, de Torres Novas.

Seminário Nacional dos Grandes Cidadãos

No dia 6 de maio, realizou-se o Seminário Nacional dos Grandes Cidadãos, dedicado ao ensino secundário. O concurso contou com 275 projetos, tendo os estudantes apresentado as suas propostas no IGOT-ULisboa. Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Cidade Universitária, com uma visita guiada realizada pelos estudantes voluntários do IGOT.

Durante a tarde, decorreu a sessão solene na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A abertura da cerimónia contou com a atuação da IGOTUNA, seguida das intervenções de Sérgio Claudino (coordenador do projeto), Mário Vale (presidente do IGOT-ULisboa) e Cecília Rodrigues (vice-reitora da ULisboa), e também de autarcas e diretores das escolas envolvidas. Seguiu-se a entrega dos prémios dos concursos temáticos (fotografia, vídeo, texto, desenho, spot publicitário, poster, canção e entrevista 25 de abril). No concurso nacional, foi distinguido em 1.º lugar o projeto Nas aldeias, nada se pode perder, tudo se tem de transformar, da autoria dos alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu.

Neste Seminário Nacional, participaram cerca de 1500 alunos e professores de cerca de quarenta escolas (oito das quais participação online).

O Projeto Nós Propomos! continua a desafiar a educação geográfica, promovendo a conexão entre as escolas e a disciplina de geografia à comunidade local. Tem permitido, inclusive, o crescimento cidadão dos mais jovens. O projeto marca, nacional e internacionalmente, o fortalecimento das relações entre a escola e a universidade através do ensino de Geografia.