XIV Congresso da Geografia Portuguesa

14.11.2023 - 17.11.2023
IGOT-ULisboa

Livro de resumos - XIV Congresso da Geografia Portuguesa

O XIV Congresso da Geografia Portuguesa realiza-se após um período de restrições e incertezas, decorrentes da crise pandémica COVID-19. Todavia, quando se esperava um retorno a uma certa “normalidade”, eis que somos confrontados com a invasão russa da Ucrânia e a insegurança e instabilidade que dela resultam. O Mundo vive hoje um conjunto de crises – climáticas, políticas, económicas, sociais -, que constituem desafios para as sociedades e em relação aos quais a Geografia pode e deve ter um papel fundamental na busca de respostas que contribuam para a resolução dos problemas que lhes estão associados. Por outro lado, o desenvolvimento das tecnologias digitais é um dos principais impulsionadores das transformações económicas e sociais da atualidade, oferecendo novas oportunidades de crescimento económico, revolucionando o quotidiano das sociedades, mas acentuando as desigualdades em múltiplas escalas territoriais.

As alterações ambientais, nomeadamente as de natureza climática, acrescentam novos riscos e ampliam os já existentes. Limitam os recursos disponíveis e acentuam a pobreza e as desigualdades sociais, especialmente nos territórios mais vulneráveis aos efeitos destas transformações. Assiste-se à proliferação de tensões e conflitos, em diferentes âmbitos e escalas, num quadro em que as velhas “alianças” parecem fragilizadas, dando origem a novos entendimentos, mais complexos e aparentemente mais fluídos e circunstanciais. A escassez, a insegurança e a falta de perspetiva de melhorias a curto prazo, provocam deslocamentos internos e migrações internacionais de milhões de pessoas, na expectativa de melhores condições de vida. Contudo, estes fluxos populacionais em massa podem também criar novas vulnerabilidades para os migrantes, bem como para as suas comunidades de origem e destino.

É neste quadro de mudanças globais, regionais e locais, de transformações ambientais, sociais e geopolíticas, mas também de transição energética e digital, com antigos e novos desafios, que interferem com a sustentabilidade dos sistemas humanos e naturais, que se realiza o XIV Congresso da Geografia Portuguesa. O tema do Congresso, plasmado nos seus diversos eixos temáticos, pretende analisar e refletir sobre estas problemáticas e os seus efeitos nos territórios do futuro.  Para que estas expectativas sejam cumpridas, é essencial a apresentação de trabalhos de reflexão teórica, metodológica e de abordagem empírica, bem como de estudos de aplicação que contribuam para compreender os impactes geográficos e sociais dos processos de transformação em curso e apoiar decisões políticas mais informadas.

A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) convidam docentes, investigadores, técnicos e outros geógrafos, assim como estudantes dos diversos níveis de ensino universitário, de Portugal, de outros países e comunidades da Lusofonia e de outras proveniências a participar nesta jornada de trabalho que é, também, uma festa da Geografia.

Bem-vindos/as ao XIV Congresso da Geografia Portuguesa!