Passar para o conteúdo principal

XII Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

Mulher jovem com chapéu de abas a sorrir e a segurar uma bússola com a mão direita

XII Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

03.07.2024 - 05.07.2024
Local
Auditório Orlando Ribeiro (IGOT)
Razões justificativas da Ação

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa é a principal instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia e muitos dos professores de Geografia são seus antigos alunos. O Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é um centro de investigação com sucessivas classificações de Excelente ou Muito Bom e, desde 2021, integra o Laboratório Associado Terra. O IGOT, através do seu Centro de Formação, possui, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia ou de áreas disciplinares afins. 

Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. Os dois primeiros dias serão de conferências/debates presenciais, sobre temáticas diversas, e o terceiro dia será de trabalho de campo na Península de Setúbal, uma região próxima de Lisboa, de caraterísticas multifacetadas. Esperamos que as Jornadas continuem a constituir o espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos colegas do ensino básico e secundário, no diálogo com professores e investigadores do CEG/IGOT-ULisboa.

As XII Jornadas estão contempladas no plano de atividades do Centro de Formação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

 

Objetivos a atingir
  1. Promover a atualização científica dos docentes de Geografia e de outras áreas, através da partilha da investigação inovadora desenvolvida por professores e que investigadores do CEG/IGOT, em domínios diversos da ciência geográfica.

  2. Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares.

  3. Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de aprendizagem em Geografia.

  4. Promover o diálogo entre investigadores e professores universitários e docentes do ensino básico e secundário de Geografia.

  5. Divulgar a atividade do IGOT, do Centro de Estudos Geográficos e do Laboratório Associado Terra enquanto entidades de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia e de áreas disciplinares afins.

Programa

3 de julho

09h00-09h30 | Mário Vale e Sérgio Claudino: Apresentação

09h30-11h30 | Gonçalo Vieira, Permafrost, um gigante escondido num planeta em mudança

11h30-11h45 | Coffee break

11h45-13h30 | Luis Mendes, Gentrificação e crise da habitação 

Almoço

14h30-16h45 | Jorge Malheiros, "Em torno da ideia de sustentabilidade demográfica: uma reflexão a várias escalas"

16h45-17h00 | Coffee break

17h00-19h00 | José Luis Zêzere, Geohazards em Portugal


4 de julho

09h00-11h00 | César Capinha – O impacto da atividade humana na redistribuição das espécies à escala global

11h00-11h15 | Coffee break

11h15-13h15 | Miguel Neiva (ColorADD), Rogério Madeira (CM Mafra) e Ricardo Garcia (IGOT) – ColorADD - Dimensão funcional das cores: o caso do PDM do Município de Mafra

Almoço

14h30-16h30 | António Monteiro - Mudança global: o papel dos territórios de montanha. 

16h30-16h45 | Coffee break

16h45-18h45 | António Lopes - “Local Climate Zone”/”Zonas Climáticas Locais” para a climatologia urbana aplicada


5 de julho
 
08h30-18h30 | Península de Setúbal: múltiplos olhares. Mário Vale, Nuno Marques da Costa, José Luis Zêzere, Raquel Melo, Sérgio Oliveira e Sérgio Claudino

 
Metodologias da Ação

Nas conferências-debate, os formadores farão uma intervenção inicial de cerca de 1 hora sobre o tema da conferência, após o que se segue um período de debate e de esclarecimento de dúvidas com os formandos. O terceiro dia será de visita de estudo à Península de Setúbal, uma região próxima de Lisboa, multifacetada e de grande interesse didático, de grande dinamismo e cujo interesse é revalorizado com o anúncio da instalação do novo aeroporto.


Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente de 1 a 10 (alínea e) do nº 7 do Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua). A Avaliação basear-se-á num relatório crítico das conferências e da visita de estudo, tendo também presente as solicitações presentes nos atuais currículos escolares de Geografia.


Fundamentação da adequação dos formadores propostos 

Todas as sessões de formação contam com a participação de docentes doutorados ou reconhecidos especialistas em Geografia. Há, intencionalmente, uma grande diversidade de temáticas abordadas, ao encontro da própria diversidade de interesses da educação geográfica nos ensinos básico e secundário, introduzindo-se, também, novos temas de interesse, tanto de Geografia Física como de Geografia Humana. Os investigadores e docentes são conhecidos especialistas dos domínios em que realizam as suas intervenções.

 

Bibliografia

Andrade, José; Mendes, Luis; Franco, Mário. "The Effect of Owner-Managers’ Personality Traits on Organisational Ambidexterity in the Context of Small and Medium-Sized Enterprises". Sustainability 16 2 (2024): 507. http://dx.doi.org/10.3390/su16020507

Capinha, C.; Ceia-Hasse, A.; de-Miguel, S.; Vila-Viçosa, C.; Porto, M.; Jaric, I.; Tiago, P.; et al. "Using citizen science data for predicting the timing of ecological phenomena across regions.". BioScience (2024): https://doi.org/10.1093/biosci/biae041

Matias, M.; Lopes, A. "LCZ thermal and exoatmospheric albedo assessment using Landsat 8 land surface temperature and reflectance dataset: Case study of Lisbon". Remote Sensing Applications: Society and Environment (2024): http://dx.doi.org/10.1016/j.rsase.2024.101163

Medeiros, C. A. (2004-06). Geografia de Portugal. Lisboa: Círculo dos Leitores, 4 vols.

Queirós, Margarida. "Um olhar não heteronormativo sobre mobilidade e permanência em espaço urbano". Forum Sociológico, Serie II (No. 36, pp. 25-35) Serie II 36 (2020): 25-35 https://journals.openedition.org/sociologico/9036?lang=es.

Monteiro, A. T; Rosa, S.; Andreone, F.; Ndriantsoa, S.; Rakotonanahary, T.; Jeff Dawson; Falitiana C. E. Rabemananjara; et al. "Anthropogenic landscape change and amphibian diversity in tropical montane biodiversity hotspots: insights from satellite remote sensing in the Madagascar highlands". Environment, Development and Sustainability (2023): https://doi.org/10.1007/s10668-023-04187-9

Silva, K.; Malheiros, J. "Fluxo Migratório de Casais Luso-Brasileiros no Atlântico: o retorno a Portugal, motivações e (im)permanências". Cidades, Comunidades e Territórios (2021): https://revistas.rcaap.pt/cct/about

Zêzere, José Luís. "Geohazards in Portugal»: A State of the Art". Finisterra 58 124 (2023): 7-27. https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/33142.

 

Inscrições

As incrições serão feitas nesta página, através de formulário. Iniciam-se no dia 1 de junho e decorrem até dia 28 de junho.


Preço da Ação

Professores: 75 euros
Orientadores cooperantes 2023/2024: oferta da inscrição
Estudantes IGOT-ULisboa: 25 euros

Cancelamento da Inscrição e devoluções: é aceite cancelamento de inscrição com devolução do valor pago até dia 21 de junho, com uma justificação (doença, luto e outras a analisar).

O valor da inscrição inclui dois dias com sessões de formação no IGOT, com dois coffee break por dia, e um dia de visita de estudo guiada com deslocação em autocarro turístico. 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
XII Jornadas IGOT dos professores de Geografia

 

 

 

 

Situação em que se candidata

 

 

Apenas um ficheiro.
Limite de 128 MB.
Tipos permitidos: txt, rtf, pdf, doc, docx, odt, ppt, pptx, odp, xls, xlsx, ods
Pretende ir à visita?
A visita faz parte das 25h de trabalho da formação. A não realização da visita implica a não creditação. 
Autoriza ser fotografado/a durante o Evento?
Todos os eventos do IGOT-ULisboa são fotografados para divulgação. Ao inscrever-se, aceita estas condições. Caso não as aceite, deverá informar o responsável pela recolha de imagem no local.
Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) [Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016], informa-se que os dados fornecidos neste formulário serão guardados em sistemas de informação propriedade do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). O processo de recolha e tratamento dos dados pessoais cumprem as disposições legais aplicáveis, atendendo aos princípios de confiança, segurança, confidencialidade e sigilo. Deste modo, são adotadas todas as medidas técnicas e processuais que garantam aos/às titulares dos dados a licitude, transparência, exatidão, segurança e limitação do acesso aos dados para finalidades específicas. A informação que se solicita, no presente contexto, será destinada à gestão da base de dados dos voluntários do IGOT e comunicação com os voluntários. Ao iniciar o preenchimento deste formulário, está a concordar com que o processamento da sua informação pessoal seja feito para os fins descritos anteriormente. Informa-se, ainda, que, a qualquer momento, poderá exercer o seu direito de acesso aos dados que lhe digam respeito, solicitar a sua retificação, eliminação ou limitação ou oposição ao tratamento, bem como requerer a sua transmissão a outros responsáveis pelo tratamento, através do e-mail: eventos@igot.ulisboa.pt. Em caso de dúvida sobre a política de privacidade dos dados, contacte-nos para a rgpd@ulisboa.pt.
Cartaz