XII Jornadas IGOT dos Professores de Geografia
Razões justificativas da Ação
O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa é a principal instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia e muitos dos professores de Geografia são seus antigos alunos. O Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é um centro de investigação com sucessivas classificações de Excelente ou Muito Bom e, desde 2021, integra o Laboratório Associado Terra. O IGOT, através do seu Centro de Formação, possui, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia ou de áreas disciplinares afins.
Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. Os dois primeiros dias serão de conferências/debates presenciais, sobre temáticas diversas, e o terceiro dia será de trabalho de campo na Península de Setúbal, uma região próxima de Lisboa, de caraterísticas multifacetadas. Esperamos que as Jornadas continuem a constituir o espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos colegas do ensino básico e secundário, no diálogo com professores e investigadores do CEG/IGOT-ULisboa.
As XII Jornadas estão contempladas no plano de atividades do Centro de Formação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e foram acreditadas com a seguinte referência: CCPFC/ACC-127009/24.
Objetivos a atingir
-
Promover a atualização científica dos docentes de Geografia e de outras áreas, através da partilha da investigação inovadora desenvolvida por professores e que investigadores do CEG/IGOT, em domínios diversos da ciência geográfica.
-
Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares.
-
Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de aprendizagem em Geografia.
-
Promover o diálogo entre investigadores e professores universitários e docentes do ensino básico e secundário de Geografia.
-
Divulgar a atividade do IGOT, do Centro de Estudos Geográficos e do Laboratório Associado Terra enquanto entidades de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia e de áreas disciplinares afins.
Programa
3 de julho
09h00-09h30 | Mário Vale e Sérgio Claudino: Apresentação
09h30-11h30 | Gonçalo Vieira – Permafrost, um gigante escondido num planeta em mudança
11h30-11h45 | Coffee break
11h45-13h30 | Luis Mendes – Gentrificação e crise da habitação
Almoço
14h30-16h45 | Jorge Malheiros – Em torno da ideia de sustentabilidade demográfica: uma reflexão a várias escalas
16h45-17h00 | Coffee break
17h00-19h00 | José Luis Zêzere – Geohazards em Portugal
4 de julho
09h00-11h00 | César Capinha – O impacto da atividade humana na redistribuição das espécies à escala global
11h00-11h15 | Coffee break
11h15-13h15 | Miguel Neiva (ColorADD), Rogério Madeira (CM Mafra) e Ricardo Garcia (IGOT) – ColorADD - Dimensão funcional das cores: o caso do PDM do Município de Mafra
Almoço
14h30-16h30 | António Monteiro – Mudança global: o papel dos territórios de montanha
16h30-16h45 | Coffee break
16h45-18h45 | António Lopes – "Local Climate Zone”/”Zonas Climáticas Locais” para a climatologia urbana aplicada
5 de julho
08h30-18h30 | Península de Setúbal: múltiplos olhares – Mário Vale, Nuno Marques da Costa, José Luis Zêzere, Raquel Melo, Sérgio Oliveira e Sérgio Claudino
Metodologias da Ação
Nas conferências-debate, os formadores farão uma intervenção inicial de cerca de 1 hora sobre o tema da conferência, após o que se segue um período de debate e de esclarecimento de dúvidas com os formandos. O terceiro dia será de visita de estudo à Península de Setúbal, uma região próxima de Lisboa, multifacetada e de grande interesse didático, de grande dinamismo e cujo interesse é revalorizado com o anúncio da instalação do novo aeroporto.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 1 a 10 (alínea e) do nº 7 do Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua). A Avaliação basear-se-á num relatório crítico das conferências e da visita de estudo, tendo também presente as solicitações presentes nos atuais currículos escolares de Geografia.
Fundamentação da adequação dos formadores propostos
Todas as sessões de formação contam com a participação de docentes doutorados ou reconhecidos especialistas em Geografia. Há, intencionalmente, uma grande diversidade de temáticas abordadas, ao encontro da própria diversidade de interesses da educação geográfica nos ensinos básico e secundário, introduzindo-se, também, novos temas de interesse, tanto de Geografia Física como de Geografia Humana. Os investigadores e docentes são conhecidos especialistas dos domínios em que realizam as suas intervenções.
Bibliografia
Andrade, José; Mendes, Luis; Franco, Mário. "The Effect of Owner-Managers’ Personality Traits on Organisational Ambidexterity in the Context of Small and Medium-Sized Enterprises". Sustainability 16 2 (2024): 507. http://dx.doi.org/10.3390/su16020507
Capinha, C.; Ceia-Hasse, A.; de-Miguel, S.; Vila-Viçosa, C.; Porto, M.; Jaric, I.; Tiago, P.; et al. "Using citizen science data for predicting the timing of ecological phenomena across regions.". BioScience (2024): https://doi.org/10.1093/biosci/biae041
Matias, M.; Lopes, A. "LCZ thermal and exoatmospheric albedo assessment using Landsat 8 land surface temperature and reflectance dataset: Case study of Lisbon". Remote Sensing Applications: Society and Environment (2024): http://dx.doi.org/10.1016/j.rsase.2024.101163
Medeiros, C. A. (2004-06). Geografia de Portugal. Lisboa: Círculo dos Leitores, 4 vols.
Queirós, Margarida. "Um olhar não heteronormativo sobre mobilidade e permanência em espaço urbano". Forum Sociológico, Serie II (No. 36, pp. 25-35) Serie II 36 (2020): 25-35 https://journals.openedition.org/sociologico/9036?lang=es.
Monteiro, A. T; Rosa, S.; Andreone, F.; Ndriantsoa, S.; Rakotonanahary, T.; Jeff Dawson; Falitiana C. E. Rabemananjara; et al. "Anthropogenic landscape change and amphibian diversity in tropical montane biodiversity hotspots: insights from satellite remote sensing in the Madagascar highlands". Environment, Development and Sustainability (2023): https://doi.org/10.1007/s10668-023-04187-9
Silva, K.; Malheiros, J. "Fluxo Migratório de Casais Luso-Brasileiros no Atlântico: o retorno a Portugal, motivações e (im)permanências". Cidades, Comunidades e Territórios (2021): https://revistas.rcaap.pt/cct/about
Zêzere, José Luís. "Geohazards in Portugal»: A State of the Art". Finisterra 58 124 (2023): 7-27. https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/33142.
Inscrições
As incrições serão feitas nesta página, através de formulário. Iniciam-se no dia 1 de junho e decorrem até às 14h00 de dia 28 de junho.
Preço da Ação
Professores: 75 euros
Orientadores cooperantes 2023/2024: oferta da inscrição
Estudantes IGOT-ULisboa: 25 euros
Cancelamento da Inscrição e devoluções: é aceite cancelamento de inscrição com devolução do valor pago até dia 21 de junho, com uma justificação (doença, luto e outras a analisar).
O valor da inscrição inclui dois dias com sessões de formação no IGOT, com dois coffee break por dia, e um dia de visita de estudo guiada com deslocação em autocarro turístico.