XI Jornadas IGOT dos Professores de Geografia
Razões justificativas da Ação
O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) é a principal instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia, sendo muitos dos professores de Geografia seus antigos alunos. O Centro de Estudos Geográficos (CEG), que integra o IGOT-ULisboa, é um centro de investigação com sucessivas classificações de Excelente ou Muito Bom e, desde 2021, integra o Laboratório Associado Terra. O IGOT-ULisboa, através do seu Centro de Formação, possui, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia ou de áreas disciplinares afins.
Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. Os dois primeiros dias serão de conferências/debates presenciais, sobre temáticas diversas, e o terceiro dia será de trabalho de campo numa Região Oeste de caraterísticas multifacetadas. Espera-se que as Jornadas continuem a constituir o espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos professores do ensino básico e secundário, no diálogo com professores e investigadores do CEG/IGOT-ULisboa.
As XI Jornadas estão contempladas no plano de atividades do Centro de Formação do IGOT-ULisboa. Foram creditadas com 1 crédito pelo CCPFC (CCPFC/ACC-1205529/23).
O crédito é atribuído aos seguintes grupos: Grupo 420 (Geografia), Grupo 200 (Português e Estudos Sociais/História) e Grupo 430 (Economia e Contabilidade).
Objetivos a atingir
- Promover a atualização científica dos docentes de Geografia e de outras áreas, através da partilha da investigação inovadora desenvolvida por professores e que investigadores do CEG/IGOT-ULisboa, em domínios diversos da ciência geográfica.
- Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares.
- Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de aprendizagem em Geografia.
- Promover o diálogo entre investigadores e professores universitários e docentes do ensino básico e secundário de Geografia.
- Divulgar a atividade do IGOT-ULisboa e do CEG, enquanto entidades de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia e de áreas disciplinares afins.
Programa
7 de setembro
09h00-09h30 | Mário Vale e Sérgio Claudino: Apresentação
09h30-11h30 | Jorge Rocha: Cidade do século XXI. Sensores, emoções e inteligência artificial
11h45-13h30 | Margarida Queirós: Comunidades e Recursos no 'Antropoceno': conceitos e práticas para um desenvolvimento alternativo
Almoço
14h30-16h45 | Maria João Hortas: Educação e multiculturalidade
17h00-19h00 | Paula Matos: Ecologia das alterações globais
8 de setembro
09h00-11h00 | Daniel Paiva: Planear e desenhar a cidade a partir das emoções
11h15-13h15 | Carla Mora: O contributo da teledeteção para a Geografia Física
Almoço
14h30-16h30 | Eduardo Jonas: Agricultura e sustentabilidade
16h45-18h45 | Eusébio Reis: A seca e os recursos hídricos
9 de setembro
08h30-18h30 | Visita de Estudo: A Oeste muito de novo, com Diogo Abreu, Mário Vale, Pedro Santos e Sérgio Claudino
Metodologias da Ação
Nas conferências-debate, os formadores farão uma intervenção inicial de cerca de uma hora sobre o tema da conferência, após o que se segue um período de debate e de esclarecimento de dúvidas com os formandos. O terceiro dia será de visita de estudo ao Oeste, uma região próxima de Lisboa e multifacetada, do ponto de vista geográfico, onde coexistem comunidades com diferentes atividades e modos de vida – o que a torna uma região particularmente interessante do ponto de vista didático.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 1 a 10 (alínea e) do n.º 7 do Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A Avaliação basear-se-á num relatório crítico das conferências e da visita de estudo, tendo também presente as solicitações no âmbito do ensino de Geografia.
Fundamentação da adequação dos formadores propostos
Os formadores propostos são, todos eles, doutorados em Geografia e especialistas nas áreas de ensino e investigação das sessões que vão assegurar e dos territórios onde vai decorrer a visita de estudo. Por grandes áreas de investigação geográfica, distinguiremos os especialistas de Geografia Humana (Diogo Abreu, Eduardo Jonas, Margarida Queirós, Mário Vale e Paulo Morgado) e de Geografia Física (Carla Mora, Eusébio Reis, Paula Matos e Pedro Santos) e, ainda, de Educação geográfica (Maria João Hortas e Sérgio Claudino).
Bibliografia
Medeiros, C. A. (2004-06). Geografia de Portugal. Círculo dos Leitores, 4 vols.
Inscrições
As incrições serão feitas nesta página, através de formulário. Iniciam-se no dia 11 de julho e decorrem até dia 31 de julho.
Preço da Ação
Professores: 70 euros
Orientadores cooperantes 2022/2023: oferta da inscrição
Estudantes IGOT-ULisboa: 20 euros
Cancelamento da Inscrição e devoluções: é aceite cancelamento de inscrição com devolução do valor pago até dia 18 de agosto, com uma justificação ( doença, nojo e outras a analisar).
O valor da inscrição inclui dois dias com sessões de formação no IGOT, com dois coffee break por dia, e um dia de visita de estudo guiada com deslocação em autocarro turístico.