Workshop | Effective Personal Tutoring in Higher Education
No dia 28 de janeiro de 2025, decorrerá o workshop Effective Personal Tutoring in Higher Education, dinamizado por Andrew Stork e Ben W. Walker, exclusivo a docentes e investigadores com atividade docente do IGOT-ULisboa.
Problemática
O ensino tutorial encontra-se hoje entre as metodologias mais promissoras na aquisição de competências transversais, cruciais para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, que as práticas de ensino em grandes grupos dificilmente conseguem desenvolver, devido à necessidade de personalização da ação pedagógica e a adequação dos contextos de aprendizagem aos diferentes perfis dos estudantes.
Reconhecendo os benefícios que as tutorias podem representar para a melhoria das aprendizagens e o desempenho escolar dos estudantes, assim como para a qualidade da formação ministrada pelo IGOT-ULisboa, respondendo aos desafios da Universidade de Lisboa das instituições investirem na inovação pedagógica, decidimos convidar dois conceituados especialistas para dinamizarem um workshop sobre o ensino tutorial, através do qual docentes e investigadores podem adquirir os conhecimentos e as competências necessárias à incorporação desta metodologia nas suas práticas pedagógicas.
Neste workshop serão abordados os seguintes tópicos:
- Alguns antecedentes / contexto;
- Cinco elementos fundamentais da tutoria pessoal;
- Responsabilidades e funções;
- Valores e competências fundamentais;
- Estabelecer limites;
- Ensino tutorial;
- Monitorização dos progressos.
O workshop incluirá atividades práticas e debates em pequenos grupos, nos quais os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos à sua própria prática.
As sessões contemplam também a abordagem de conteúdos sobre o ensino tutorial ao nível da instituição como um todo, bem como um debate sobre a aplicação dos princípios das tutorias a nível organizacional do IGOT-ULisboa e da Universidade de Lisboa.
O workshop decorre das 10h00 às 13h00. Caso o número de inscritos seja elevado, será organizado um segundo turno, das 14h30 às 17h30, para garantir a participação de todos.
Biografia dos formadores:
Andrew Stork is a University Teacher and Programme Director for the Postgraduate Certificate in Medical Education at the University of Sheffield. He is a Senior Fellow of the Higher Education Academy and has presented at national and international conferences on personal tutoring. He has experience of a wide range of educational sectors and contexts and has taught on and led postgraduate education programmes across a range of sectors. Previously, he was cross-institutional quality lead for personal tutoring and student experience, and has held a broad range of curriculum leadership, quality, teaching enhancement and staff development positions.
Ben W. Walker is a senior lecturer in Educational Development at Oxford Brookes University where he supports colleagues to gain fellowship of the Higher Education Academy, delivers staff development and undertakes educational research projects. In previous roles at the University of Lincoln, Manchester Metropolitan University and the University of Derby, he supported a wide range of trainee teachers and existing practitioners. He was programme leader of the Postgraduate Certificate in Learning and Teaching in Higher Education and has been an invited keynote speaker at national and international conferences.