Planta uma árvore, semeia a Geografia! (4.ª atividade)

Banner árvores

Planta uma árvore, semeia a Geografia! (4.ª atividade)

12.12.2023 | 09h00 - 13h00
Parque Natural Sintra-Cascais

No âmbito da iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’, decorre no dia 12 de dezembro, uma atividade de plantação de árvores/arbustos no Parque Natural Sintra-Cascais (Pedra Amarela Campo Base), em colaboração com o projeto Oxigénio da Cascais Ambiente, no âmbito do protocolo estabelecido com o IGOT.

O transporte até ao local da plantação será realizado de autocarro tendo como local de saída o IGOT (09h00), estando assegurado todo o apoio técnico e logístico para a atividade de plantação das árvores.

Caso queira deslocar-se em veículo próprio o encontro é às 10h00, neste local 38°45'29.8"N 9°26'00.4"W.

Este evento é dirigido a docentes, investigadores e investigadoras, pessoal técnico e administrativo e estudantes do CEG/IGOT-ULisboa. Para participar, preencha o formulário até ao dia 5 de dezembro (terça-feira) - vagas limitadas à lotação do autocarro.

Para qualquer questão, contactar através do e-mail comunicacao@igot.ulisboa.pt.

Nota: no dia 9 de fevereiro de 2024 irá ocorrer um segundo evento de plantação de árvores/arbustos. As inscrições decorrerão em dezembro/janeiro.

Sobre a iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’

Em 2021, a iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’ foi o projeto vencedor do orçamento participativo do Centro de Estudos Geográficos. A iniciativa teve como objetivo a plantação de 1000 árvores autóctones (sobreiros, azinheiras, castanheiros, freixos, carvalhos-alvarinhos) em Portugal, cedidas pelo ICNF.

Além da distribuição de árvores pela comunidade IGOT-ULisboa, para plantação individual, foram efetuadas três atividades de plantação, a 14 de fevereiro e 2 de dezembro, 2022, no Parque Natural Sintra-Cascais, em colaboração com o projeto Oxigénio da Cascais Ambiente, e em Palmela, a 21 de março, 2022, em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela. As atividades contaram com a participação de estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo do IGOT.

Dado o sucesso das ações levadas a cabo em conjunto com o projeto Oxigénio, foi estabelecido, em dezembro de 2022, um protocolo de cinco anos entre a Cascais Ambiente e o IGOT-ULisboa para adoção de um talhão florestal, no Parque Natural Sintra-Cascais - Pedra Amarela Campo Base, tendo em vista a recuperação dessa área florestal.

As inscrições encontram-se encerradas para deslocações no autocarro. Caso queira deslocar-se em viatura própria, entre em contacto com o Gabinete de Comunicação.

Mensagem de estado
Desculpe… Este formulário está encerrado a novas submissões.
Cartaz