Formação | Que recursos disponibiliza a Biblioteca? Bases de dados e ferramentas de pesquisa (conhecer e explorar)

08.11.2023 | 15h00 - 17h00
Sala 1.2

A Biblioteca do CEG/IGOT-ULisboa disponibiliza recursos informacionais diversificados (vários suportes, modos de acesso e pesquisa), sendo um lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências de literacia em recursos de informação cada vez mais tecnológicos.

Destinatários: estudantes de todos os ciclos

Objetivos: Contribuir para a literacia da informação, dotando os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, uso crítico, eficaz,  ético e socialmente responsável da informação

Formadora: Sandra Domingues, Biblioteca IGOT-ULisboa

Conteúdos Programáticos:

1. EBSCO Discovery Service - Pesquisa integrada em todos os  recursos disponibilizados pela Biblioteca;
  2. Catálogo coletivo ULisboa - Pesquisas nas coleções das várias unidades orgânicas da Universidade;
  3. B-on – Biblioteca do Conhecimento Online - Acesso a textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos;
  4. Repositório ULisboa - Disponibiliza a produção intelectual, académica e científica da ULisboa;
  5. SCOPUS e WOS - bases de dados de artigos científicos, multidisciplinares que facilitam o acesso a literatura científica publicada internacionalmente.
Profissão
Caso seja estudante, indique o Ciclo de Estudos
Li e aceito os Termos e Condições do Regulamento Geral de Proteção de Dados
Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) [Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016], informa-se que os dados fornecidos neste formulário serão guardados em sistemas de informação propriedade do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). O processo de recolha e tratamento dos dados pessoais cumprem as disposições legais aplicáveis, atendendo aos princípios de confiança, segurança, confidencialidade e sigilo. Deste modo, são adotadas todas as medidas técnicas e processuais que garantam aos/às titulares dos dados a licitude, transparência, exatidão, segurança e limitação do acesso aos dados para finalidades específicas. A informação que se solicita, no presente contexto, será destinada à gestão dos estudantes inscritos nas formações da Biblioteca do IGOT-ULisboa. Ao preencher este formulário, está a concordar com que o processamento da sua informação pessoal seja feito para os fins descritos anteriormente. Informa-se, ainda, que, a qualquer momento, poderá exercer o seu direito de acesso aos dados que lhe digam respeito, solicitar a sua retificação, eliminação ou limitação ou oposição ao tratamento, bem como requerer a sua transmissão a outros responsáveis pelo tratamento, através do e-mail: comunicacao@igot.ulisboa.pt. Em caso de dúvida sobre a política de privacidade dos dados, contacte-nos através do e-mail rgpd@ulisboa.pt.