Passar para o conteúdo principal

Encontro UniverCidades 2024: Ideias para Lisboa

Encontro UniverCidades 2024: Ideias para Lisboa

11.04.2024 - 12.04.2024
Local
Centro de Informação Urbana de Lisboa

No âmbito da estreita colaboração mantida entre o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) e o universo académico, vai ter lugar nos dias 11 e 12 de abril o sexto Encontro UniverCidades: Ideias para Lisboa, que conta com a participação do IGOT-ULisboa.

Com uma periodicidade anual, esta rubrica visa dar a conhecer de forma dialogante, trabalhos de referência sobre Lisboa desenvolvidos por cada uma das entidades parceiras, em torno de temáticas comuns.

Na sessão deste ano serão apresentados estudos e propostas para o desenvolvimento de Lisboa, tendo em conta os desafios e as preocupações que se colocam hoje no planeamento e gestão das cidades.

A Academia é por excelência um centro de produção de novas ideias e cabe ao CIUL promovê-las e comunicá-las, apontando caminhos para o futuro.

No dia 11 de abril serão apresentados, no CIUL, estudos e propostas para o desenvolvimento de Lisboa, tendo em conta os desafios e as preocupações que se colocam hoje na gestão das cidades.
Para a tarde do dia 12 de abril (14h), está prevista uma visita guiada e comentada por Ricardo Santos a dois Bairros SAAL em Lisboa:

  • Quinta do Alto (projeto de Manuel Magalhães)
  • Bairro das Fonsecas e Calçada (projeto de Raul Hestnes Ferreira)

O SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) foi um programa de intervenção local, implementado pelo governo em agosto de 1974 (estando em vigor até 1976), que pretendeu minimizar a crise na habitação, criando condições para que as comunidades pudessem construir os seus próprios bairros. Com um grande impulso por parte de Nuno Portas, então Secretario de Estado da Habitação, o programa punha o foco na participação pública e comunitária, com base nas cooperativas e associações locais, sendo os residentes responsáveis por todas as decisões tomadas. A acompanhá-los estariam equipas multidisciplinares de técnicos dos municípios e do Fundo de Fomento da Habitação – as brigadas -, que apoiariam na toma de decisão e na busca das melhores soluções, para colmatar as carências da população.

Inscrições aqui

Cartaz