Passar para o conteúdo principal

Apresentação dos Resultados do MIPEX 2025 - oportunidades e desafios para uma política inclusiva em Portugal

Apresentação dos Resultados do MIPEX 2025 - oportunidades e desafios para uma política inclusiva em Portugal

24.11.2025 | 14h30 - 18h00
Local
Fundação Calouste Gulbenkian, Sala Estúdio

Após o lançamento europeu do Migration Integration Policy Index (MIPEX) 2025, realizado em Bruxelas a 25 de setembro, o evento de Lisboa propõe uma reflexão centrada em Portugal: que desafios e oportunidades se colocam hoje à construção de uma política pública para a integração de migrantes verdadeiramente inclusiva?

Mais do que uma apresentação dos resultados nacionais, esta sessão pretende promover o diálogo entre evidência, política e prática, reunindo investigadores, decisores e representantes da sociedade civil para discutir caminhos possíveis para reforçar as políticas de integração.

O MIPEX 2025 oferece uma leitura comparada das políticas de integração nos 27 estados-membros da União Europeia e constitui uma ferramenta importante para compreender tendências, avaliar progressos e identificar áreas de melhoria. No contexto português, os resultados de 2025 convidam a um debate informado sobre como transformar o conhecimento em ação e consolidar políticas que promovam coesão, igualdade e participação.

O evento é organizado pelo grupo de investigação MIGRARE do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e será transmitido em direto no canal de YouTube do IGOT.

Quem deve participar:
O evento destina-se a decisores políticos, representantes da sociedade civil, jornalistas, académicos e outros profissionais envolvidos nas áreas da migração e integração.
A entrada é livre, mediante inscrição prévia no formulário abaixo, estando sujeita à capacidade da sala.
 

PROGRAMA

14h00

Acolhimento dos participantes

14h30

Sessão de Abertura

Cristina Casalinho, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian
Maria Lucinda Fonseca, CEG/IGOT-ULisboa; Membro da equipa do MIPEX.

14h45
MIPEX 2025: Principais Resultados e o Caso de Portugal

Moderação: Maria Lucinda Fonseca, CEG/IGOT-ULisboa
Apresentação dos resultados do MIPEX2025: Başak Yavcan, Coordenadora da equipa de investigação do MIPEX, Migration Policy Group (Bruxelas) 
Comentário: António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo; ex-Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) 

15h45
Mesa-redonda - Políticas de Integração: desafios e oportunidades para Portugal

Moderação: Filipa Burnay (RTP)

Participantes:

  • Rui Marques, ex-Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural 
  • Pedro Portugal Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo
  • Eugénia Costa Quaresma, Obra Católica Portuguesa das Migrações
  • Cyntia de Paula, Casa do Brasil de Lisboa
  • Cláudia Pereira, investigadora, especialista em migrações, ISCTE-IUL, ex-Secretária de Estado para a Integração e as Migrações
  • Pedro Calado, Fundação Calouste Gulbenkian, ex-Alto-Comissário para as Migrações

Debate

17h15

 

Encerramento

Rui Armindo Freitas, Secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração

Beberete

 

Mensagem de estado
Desculpe… Este formulário está encerrado a novas submissões.