50 anos 25 abril

21.05.2024 | 16h00 - 20h00
IGOT-ULisboa

Celebramos 50 anos de Abril! Celebramos 50 anos de mudanças na Geografia!

Abril trouxe a liberdade e a mudança da política, da geopolítica, da sociedade, da economia, do território, da cultura e das mentalidades. Mais tarde, aproveitando o contexto da democracia e o percurso de mudança, Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia) e, vieram os programas e apoios comunitários ao desenvolvimento. Em consequência, nos últimos 50 anos, o país progrediu e transformou-se profundamente e de maneira duradoura.

Abril trouxe também mudanças ao ensino superior e à Geografia portuguesa. Quase de imediato, mudanças na Universidade (universalidade de acesso, democratização da gestão, reforma de cursos, emergência de novas temáticas de investigação, novas vivências,…). Na sequência, também foram alavancadas sucessivas internalizações de novos paradigmas, métodos, técnicas e temas científicos da Geografia já em desenvolvimento em universidades europeias e americanas.

E, da mesma forma que o país, nos últimos 50 anos a Geografia mudou, tornando-se mais aplicada, mais tecnológica e mais atenta aos problemas e desafios atuais da sociedade, do desenvolvimento, do ordenamento e da sustentabilidade do território. E, neste processo o antigo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o IGOT tiveram desde sempre um papel de grande proatividade e de liderança da Geografia Portuguesa.

José Manuel Simões

Sandra Domingues

50 ANOS DE ABRIL À NOSSA MANEIRA
Celebramos Abril! Celebramos a Geografia da Universidade de Lisboa!

16h00 | ONDE É QUE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?

Eles estavam lá e vão contar-nos algumas histórias.
Com: Emília Sande Lemos, Francisco Melo Ferreira, Isabel Amorim Costa, João Ferrão e Jorge Gaspar. Moderação de Diogo Abreu.

17h00 | ACORDAI! CANTAREMOS ABRIL!

“Pessoal da Casa” revisita cantores de Abril.
Com: Carlos Esperança, Catarina Cabrita, Tomás Pirocas, IGOTuna.

17h45 |
MUDASTE? MUDÁMOS BASTANTE!

Inauguração da Exposição “O 25 de Abril, A Geografia, A Mudança”
50 anos de memórias, factos e mudanças da Geografia da Universidade de Lisboa.
Comissariado:
José Manuel Simões e Sandra Domingues

18h15 | A COMIDA ESTÁ NA RUA!

Comes e bebes nos Jardins do IGOT, porque o que faz falta é alimentar a malta!

* Participação sujeita a inscrição

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

50 ANOS DE ABRIL À NOSSA MANEIRA

Celebramos 50 anos de Abril! Celebramos 50 anos de mudanças na Geografia!

Profissão
Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) [Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016], informa-se que os dados fornecidos neste formulário serão guardados em sistemas de informação propriedade do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). O processo de recolha e tratamento dos dados pessoais cumprem as disposições legais aplicáveis, atendendo aos princípios de confiança, segurança, confidencialidade e sigilo. Deste modo, são adotadas todas as medidas técnicas e processuais que garantam aos/às titulares dos dados a licitude, transparência, exatidão, segurança e limitação do acesso aos dados para finalidades específicas.  Ao iniciar o preenchimento deste formulário, está a concordar com que o processamento da sua informação pessoal seja feito para os fins descritos anteriormente. Informa-se, ainda, que, a qualquer momento, poderá exercer o seu direito de acesso aos dados que lhe digam respeito, solicitar a sua retificação, eliminação ou limitação ou oposição ao tratamento, bem como requerer a sua transmissão a outros responsáveis pelo tratamento, através do e-mail: eventos@igot.ulisboa.pt. Em caso de dúvida sobre a política de privacidade dos dados, contacte-nos para a rgpd@ulisboa.pt.