Conferência ‘Sustentabilidade Urbana e Co-design’

24.01.2023 | 09h30 - 13h00
Sala de Conferências Jorge Gaspar (IGOT)

Esta conferência, organizada no âmbito da parceria do Centro de Estudos Geográficos com o New European Bauhaus, visa debater a relevância da participação e do co-design para a criação de lugares urbanos mais belos, sustentáveis e inclusivos.

A partir dos resultados de projetos de investigação recentemente concluídos no Centro de Estudos Geográficos, que têm explorado a inclusão de populações vulneráveis no planeamento urbano e o potencial de novas formas de governança e design urbano para a promoção da sustentabilidade, refletimos sobre como o urbanismo pode responder aos desafios globais contemporâneos.

09h30 | Abertura
Natália Dias (Agência Nacional de Inovação)
Ana Gonçalves (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril + CEG/IGOT-ULisboa)
Eduardo Brito-Henriques (CEG/IGOT-ULisboa)

11h00 | Apresentação de resultados de projetos de investigação
Moderação: Jennifer McGarrigle (CEG/IGOT-ULisboa)

Sónia Alves
Sobre os resultados do SustainLis à luz das ideias do New European Bauhaus: Como tornar a sustentabilidade mais tangível?

Nuno Marques da Costa & Ana Louro
Para uma mobilidade e acessibilidade mais amigas dos idosos em áreas urbanas

Herculano Cachinho
Regeneração urbana liderada pelo comércio e as novas formas de governança