Passar para o conteúdo principal

CEG: 80 anos, 80 fotografias | Exposição fotográfica e diaporama

CEG: 80 anos, 80 fotografias | Exposição fotográfica e diaporama

No ano em que se comemoram os 80 anos do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, a Fototeca do CEG/IGOT-ULisboa organiza uma mostra do património fotográfico constituído para fins de investigação científica pelas primeiras gerações que se cruzaram neste Centro. As 80 fotografias escolhidas, da autoria de cerca de duas dezenas de autores, estão datadas de entre finais da década de 1920 e o início da década de 1980. Seguindo o protocolo do trabalho de campo clássico em Geografia, a generalidade destas fotografias testemunha a fase inicial da pesquisa científica no sentido em que lhes cabia fixar o primeiro raciocínio geográfico realizado sobre o terreno. 

Além de Orlando Ribeiro, fundador do CEG, encontra-se representada na exposição toda a primeira geração de investigadores do Centro dos quais a Fototeca guarda registos: Francisco Tenreiro, Raquel Soeiro de Brito, Ilídio do Amaral e Suzanne Daveau. As 80 fotografias selecionadas estão organizadas em torno de pequenos conjuntos temáticos, que sinalizam alguns dos principais motivos de estudo que moldaram a identidade da disciplina em Portugal: o Mediterrâneo, a Cordilheira Central e a erupção vulcânica dos Capelinhos, na ilha do Faial, por exemplo. 

A exposição "Centro de Estudos Geográficos: 80 anos, 80 fotografias" está patente entre 2 de maio e 14 de julho de 2023, distribuída pelo Espaço Arte e pelas áreas comuns dos três pisos do Edifício do IGOT. É acompanhada pela projeção do diaporama "Práticas de trabalho de campo", que conjuga um conjunto de 100 fotografias provenientes da coleção da Fototeca e dos espólios particulares dos atuais investigadores do CEG, além de trechos do património fílmico do CEG.

A Fototeca agradece penhoradamente a todos quantos colaboraram na organização desta iniciativa.