Passar para o conteúdo principal

BNSTP e CEG inauguram exposição fotográfica "Francisco Tenreiro, geógrafo"

BNSTP e CEG inauguram exposição fotográfica "Francisco Tenreiro, geógrafo"

A exposição fotográfica «Francisco Tenreiro, geógrafo» foi inaugurada no dia 20 de janeiro, na Biblioteca Nacional Francisco José Tenreiro de São Tomé e Príncipe (BNSTP), onde estará patente até 20 de fevereiro 2024.

Integrada nas celebrações do 103.º aniversário do nascimento de Francisco Tenreiro, esta exposição resulta de uma parceria entre a BNSTP e a Fototeca do Centro de Estudos Geográficos (CEG/IGOT-ULisboa) e é executada no âmbito do projeto de salvaguarda e divulgação do espólio da Fototeca do CEG que privilegia a reapropriação e ressignificação da fotografia realizada em contexto de colonialismo tardio e o alinhamento com o debate contemporâneo que está atento à necessidade de reposicionar estes objetos no nosso tempo pós-colonial.

A exposição inclui um conjunto de perto de 80 fotografias e diapositivos feitos por Francisco Tenreiro no decurso das três missões de trabalho de campo que realizou em São Tomé, entre 1956 e 1958. São apresentadas fotografias do espólio da Fototeca do CEG e material inédito pertencente ao Arquivo de Família de Francisco Tenreiro. Para a realização desta iniciativa, os organizadores contaram ainda com a colaboração da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa e do Arquivo Histórico Parlamentar da Assembleia da República Portuguesa.

Na sessão inaugural da exposição «Francisco Tenreiro, geógrafo» intervieram José Luís Zêzere, diretor do CEG, Francisco Roque de Oliveira, coordenador científico da Fototeca do CEG, Francisco Tenreiro Cabral, em representação da Família de Francisco Tenreiro, e Isabel de Abreu, Ministra da Educação, Cultura e Ciências da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Participaram também nesta cerimónia estudantes de diversos níveis de ensino e a Orquestra Social Rizoma de São Tomé e Príncipe. Como noticiou a impressa santomense, a exposição permitiu resgatar a dimensão de Francisco Tenreiro como geógrafo para a cultura e identidade de São Tomé e Príncipe. 

Ver Reportagem da RTP África