Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

Mulher jovem com chapéu de abas a sorrir e a segurar uma bússola com a mão direita

Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia, sendo um espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos docentes da disciplina do ensino básico e secundário, no diálogo com vários dos principais investigadores portugueses de Geografia.

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) é a principal instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia. O Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é o principal centro de investigação portuguesa, com sucessivas classificações de Excelente ou de Muito Bom. Desde 2021, integra o Laboratório Associado Terra.

O IGOT, através do seu Centro de Formação, possui, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia ou de áreas disciplinares afins.

A Formação tem, por norma, uma duração de três dias, dois em que são ministradas aulas presenciais e um dia em que é realizado trabalho de campo. É creditada pelo CCPFC para os grupos disciplinares de Geografia (420) e de Português e Estudos Sociais/História (200) com 1 crédito/CCPFC/ACC-116954/22.