I Jornadas de Turismo Literário

20.10.2023 - 22.10.2023
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

As Primeiras Jornadas de Turismo Literário privilegiam o tempo de reflexão em torno de experiências territoriais que, utilizando a descrição literária dos sítios e a respectiva realidade concreta, desenvolvem estratégias de planeamento turístico alternativo. Tal situação revela-se compaginável com um número significativo de organizações espaciais, que aproveitando o ambiente criado pela representação artística e literária dos territórios, têm vindo a forjar novas ideias de inovação territorial que se desejam perduráveis e sustentáveis no tempo.

A proposta para o ano de 2023 é desenvolvida por investigadores do Centro de Estudos Geográficos, IGOT-ULisboa, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e da Universidade do Algarve, e incide no turismo literário associado às paisagens de Aquilino Ribeiro.

Vincula-se a um ciclo de homenagens ao escritor beirão, por via da marcação dos 60 anos da sua morte, e que decorrerá entre 27 de Maio de 2023 e 27 de Maio de 2024.
O programa procura rastrear a proficiente diversidade de territórios em contextos rurais e urbanos, e as estratégias de turismo literário que neles se evidenciam, ou que podem vir almejar ser desenvolvidas.
Associa, igualmente, uma rota que revisita os lugares do Alto Minho, por onde o escritor passou e viveu. No fundo, o respaldo das suas geografias sentimentais onde incide a capacidade criadora do escritor.

Link com o programa detalhado e inscrição.

Cartaz