Passar para o conteúdo principal

Investigadoras do CEG/IGOT partem em expedição de meia circum-navegação da Antártida no contexto do projeto KHIONE

Investigadoras do CEG/IGOT partem em expedição de meia circum-navegação da Antártida no contexto do projeto KHIONE

Inicia-se, no dia 6 de fevereiro, a expedição de meia circum-navegação na Antártida Este, no âmbito do projeto KHIONE do CEG/IGOT-ULisboa. A expedição contará com a presença de Paula Matos, investigadora e coordenadora do projeto, e Margarida Queirós, como investigadora da equipa.

O projeto será desenvolvido ao longo de uma expedição que tem o seu início em Lyttelton, na Nova Zelândia, e termina em Ushuaia, na Argentina. Nesta expedição, as investigadoras a bordo irão desenvolver uma investigação multidisciplinar emparelhando levantamentos de biodiversidade realizados por cientistas e turistas. O objetivo do projeto é testar (1) a ciência cidadã como ferramenta para recolher e partilhar dados científicos relevantes dos ecossistemas marinhos e terrestres e da criosfera; (2) a aplicação da ciência cidadã como instrumento de valor acrescentado para promover a consciência e a sensibilidade ambiental dos passageiros do cruzeiro.

O projeto foi selecionado na convocatória internacional ARICE-PONANT Antarctic 2023-2024, e será implementado a bordo do navio polar de expedição da companhia PONANT, “Le Commandant Charcot”, contando com o apoio do PROPOLAR (Programa Polar Português).