Workshop Internacional: Cidades Saudáveis

20.10.2023 | 13h00 - 21h30
Online

O modelo de cidade brasileira vem sendo questionado e a pandemia de COVID-19 acentuou e evidenciou ainda mais as suas vulnerabilidades. O projeto procura analisar em que medida se encontra uma relação entre os indicadores de saúde da população de cidades brasileiras com a quantidade, distribuição e configuração dos elementos morfológicos e com o sistema de espaços livres. Procura-se ao longo do projeto, estabelecer critérios e indicadores da configuração urbana que potencializam benefícios para a população, em termos de saúde física e mental.

Este evento enquadra-se no âmbito das atividades desenvolvidas no Projeto Sistema de espaços livres e o projeto para uma cidade saudável: Indicadores de saúde da população e a relação com a forma urbana (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - 25648387000118), que conta com a participação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - FAUeD da UFU - Núcleo de estudos urbanos, CEG/IGOT-ULisboa, Instituto Federal Fluminense - IFF-RJ-Brasil, Universidade Federal do Tocantins-UFT-TO-Brasil, Universidade Estadual de Goiás-UEG-GO-Brasil.

Link de acesso

PROGRAMA (Hora Portugal Continental)

13h00–13h15
Abertura do evento

13h15-14h15
Clima, Poluição e Vulnerabilidade: Uma perspectiva urbana - Paulo Saldiva - Universidade de São Paulo
14h15-14h45
Debate: Moderação Prof. Eduarda Marques da Costa

14h45-15h45
Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Cidades Saudáveis - Ana Louro – Universidade de Lisboa
15h45-16h15
Debate: Moderação Prof. Glauco Cocozza

16h15-18h00
Intervalo

18h00-19h00
Acesso à cidade, Mobilidade Ativa e Alimentação Saudável - caminhos para a cidade do Antropoceno - Júlio Vargas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
19h00-19h30
Debate: Moderação Prof. Lucimara Oliveira

19h30-21h30
Apresentação e discussão dos trabalhos da Pesquisa Forma Urbana e Cidades Saudáveis

Evento online e gratuito com emissão de certificado
Inscrição obrigatória para cidadessaudaveisufu@gmail.com com indicação de nome completo / NIF / Instituição / contacto.

Prof. Glauco de Paula Cocozza – PPGAU – UFU
Prof. Lucimara Albieri de Oliveira – PPGCiamb – UFT