Doutoramento em Migrações

Doutoramento FCT

 

O curso de doutoramento em Migrações é um programa conjunto de quatro Escolas da Universidade de Lisboa: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Faculdade de Psicologia (FP) e Instituto de Educação (IE). Confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia. Psicologia e Sociologia.

Doutoramento em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (ICS), Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação (IE)

Normas regulamentares do doutoramento em Migrações – Despacho n.º 10442/2013. Diário da República, 2.ª série — N.º 153 de 9 de agosto de 2013 .

O programa de doutoramento em Migrações, através do Grupo de investigação MIGRARE do CEG/IGOT, participa na rede de Investigação-formação INTEGRIM (Integration and international migration: pathways and integration policies), financiado pela Comissão Europeia (FP7/People).

Mais informação em: http://www.integrim.eu/ .

 

Docente coordenador:

Profª. Doutora Maria Lucinda Fonseca

 

Comissão Científica:

Profª Doutora Maria Lucinda Fonseca (Presidente) | IGOT

Profª Doutora Alina Esteves | IGOT

Profª Doutora Ana Sofia Santos | FP

Profª Doutora Benedita Portugal Melo |I E

Profª Doutora Marta Rosales | ICS

Apresentação

Este programa oferece um curso de doutoramento sobre os processos de mudança socioeconómica associados às migrações nas sociedades contemporâneas.

Os temas de investigação são diversos, incluindo, desde a compreensão das causas, características e complexidade dos processos migratórios, até à incorporação dos imigrantes na sociedade e nos territórios de destino e à gestão das suas redes transnacionais.

Numa perspetiva social, o programa proporciona igualmente formação avançada de investigadores e de técnicos numa área de estudo socialmente muito relevante. Além disso, contribui para fortalecer a relação entre a investigação e a formação avançada no domínio das migrações em Portugal, com instituições públicas e ONG, de âmbito local, nacional e europeu, com responsabilidades neste domínio.

Este programa tem associada uma equipa de docentes, de várias formações disciplinares (Geografia Humana, Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Educação e Ciência Política), muito dinâmica, que trabalha em projetos transversais e inovadores. Por conseguinte, os alunos têm acesso a uma investigação de grande qualidade, rica em casos concretos e num ambiente de aprendizagem vibrante e inspirador.

Conselho Consultivo

Russell King, University of Sussex, Reino Unido

Joaquín Arango, Universidade Complutense de Madrid, Espanha

José Carlos Teixeira, University of British Columbia (Okanagan Campus), Canadá

Ramos de Conhecimento e Especialidades

O programa de doutoramento em Migrações confere o grau de doutor nos seguintes ramos e especialidades:

  • Ramo de Geografia, especialidade de Geografia Humana (IGOT);
  • Ramo de Psicologia, especialidade de Psicologia Social (FP; ICS);
  • Ramo de Sociologia, especialidades de: Sociologia das Desigualdades, das Minorias e dos Movimentos Sociais; Sociologia da Família, da Juventude e das Relações de Género; Sociologia das Políticas Sociais (ICS);
  • Ramo de Ciência Política, especialidade de Política Comparada (ICS);
  • Ramo de Antropologia, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político (ICS);
  • Ramo de Educação, especialidade de Sociologia da Educação.

Migrações – Doutoramento FCT

INTEGRIM e Doutoramento em Migrações nas palavras de um estudante