Realizou-se,  dia 27 de maio de 2021, mais uma edição do Workshop Doutoral IGOT, organizado por estudantes dos doutoramentos em Geografia e Migrações, e que se concretizou, pela primeira vez, em formato virtual.

Marcaram presença na sessão plenária inaugural o Presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Professor José Manuel Simões, os/as coordenadores dos cursos de 3.º ciclo do IGOT e ainda os representantes dos cursos de doutoramento nos quais o IGOT colabora. Todos/as os intervenientes sublinharam a relevância da manutenção deste tipo de iniciativas para a consolidação dos circuitos de conhecimento científicos inerentes ao IGOT, nomeadamente a importância destas infraestruturas enquanto microespaços de debate e reflexão sobre projetos de investigação individuais em curso, não só entre os/as estudantes, mas também com a colaboração de especialistas nos diferentes domínios temáticos.

Seguiu-se a realização de oito sessões temáticas paralelas, que contaram, conjuntamente, com cerca de duas dezenas de comunicações. Estas foram apresentadas por estudantes dos cursos de 3.º ciclo nos quais o IGOT colabora ou coordena. Nas oito sessões temáticas realizadas, caracterizadas por uma ampla diversidade temática, os/as estudantes de doutoramento inscritos/as apresentaram os resultados das investigações que têm vindo a desenvolver, de natureza fundamental e/ou aplicada. À semelhança das edições anteriores, as comunicações apresentadas pelos/pelas estudantes foram comentadas e discutidas por especialistas nos respetivos domínios temáticos. Assim, o Workshop Doutoral IGOT 2021 contou, ainda, com a honrosa participação de cerca de duas dezenas de docentes e investigadores/as, não só do IGOT e de outras faculdades da Universidade de Lisboa, mas também de outras instituições de ensino superior nacionais.

O evento fechou com uma sessão plenária de encerramento, na qual os membros da Comissão Organizadora do Workshop Doutoral IGOT 2021 realizaram um balanço marcadamente positivo dos níveis de participação nesta iniciativa e sublinharam a qualidade das intervenções durante a jornada de trabalho, não olvidando destacar a relevância destas iniciativas para reforçar a comunicação interpessoal e científica entre os/as estudantes integrados nos diferentes cursos de 3.º ciclo do IGOT.