CENÁRIOS DE CONTINGÊNCIA PARA O ANO LETIVO 2020/2021 NO IGOT

Considerando a manutenção das regras de distanciamento social no início do próximo ano letivo, bem como a possibilidade de emergência de uma segunda vaga da pandemia COVID-19, serve este documento para orientar os processos de preparação dos modos de trabalho pedagógico a adotar no ano letivo de 2020/2021, aplicando-se a partir do início de setembro de 2020.

Para o efeito consideram-se três cenários com graus decrescentes de probabilidade:

 

Cenário A – Desconfinamento avançado

I.Este cenário pressupõe:

a) a possibilidade de uma circulação livre ou muito pouco limitada das pessoas no espaço nacional (e.g., possibilidade de deslocação regular dos estudantes aos seus lugares de origem e/ou de residência) e no espaço urbano (e.g., uso de transportes apenas com restrições circunscritas pelas regras de distanciamento físico em vigor), bem como a possibilidade de acesso (regulado) das pessoas a equipamentos e serviços sociais e culturais.

b) acesso sem limitações aos campi da ULisboa e às suas principais infraestruturas (designadamente, edifícios das escolas, estruturas de apoio, como residências, cantinas e bibliotecas).

c) existência de limitações quanto à aglomeração de grandes massas populacionais e/ou de grupos de pessoas em espaços fisicamente limitados, designadamente salas de aula, bibliotecas, salas de estudo, espaços comuns de circulação, associadas à manutenção de regras de distanciamento físico restritivas (e.g. salvaguarda de distância de 1 metro)[1].

d) a garantia à sua comunidade, por parte da ULisboa e das suas unidades orgânicas de condições de saúde, higiene e segurança adequadas aos padrões estabelecidos por entidades de referência.

 

II. Princípios de organização da atividade letiva

a) O recurso a um modelo misto visa garantir a existência regular de atividades letivas presenciais a todos os estudantes, mas limitadas pela impossibilidade de reunir contingentes elevados nas salas e nos demais espaços do edifício sem pôr em risco a saúde da comunidade do IGOT.

b)Este modelo deve garantir a todos os estudantes a participação em atividades presenciais correspondentes pelo menos a 50% das sessões programadas em cada UC.

 

Em unidades curriculares obrigatórias de cursos do 1º ciclo

a) Todas as unidades curriculares estão separadas em aulas teóricas e aulas práticas.

b) Todas as aulas teóricas decorrem à distância através de meios síncronos (e.g. aulas em direto via zoom) e assíncronos (e.g. aulas gravadas).

c) As turmas práticas serão limitadas a um número de 30 alunos, que são acomodados em condições de segurança nas salas 2.1 a 2.4. Em todas as UC com várias turmas práticas admite-se a existência de uma turma prática com mais de 30 alunos, a qual será lecionada no Auditório OR.

d) Nas UC cujas aulas práticas funcionam em salas de SIG, a lotação está limitada a 18 alunos. Nestes casos, cada turma prática deverá ser dividida em dois sub-grupos que terão aulas em regime alternado semanal on-campus e off-campus.

e) A implementação deste modelo, com base na adaptação do programa da UC, implica uma lógica de trabalho que combina sequências de trabalho presencial e de trabalho autó

 

Em unidades curriculares opcionais de cursos do 1º ciclo

a) Todas as unidades curriculares estão separadas em aulas teóricas e aulas práticas, com exceção das UC Modelação Espacial e Análise Espacial e SIG, que funcionam em regime TP.

b) Todas as aulas teóricas decorrem à distância através de meios síncronos (e.g. aulas em direto via zoom) e assíncronos (e.g. aulas gravadas).

c) Nas UC com 30 ou menos alunos, haverá uma aula prática presencial para todos os alunos.

d) Nas UC com mais de 30 alunos, a turma prática deverá ser dividida em dois sub-grupos que terão aulas em regime alternado semanal on-campus e off-campus.

e) As UC Modelação Espacial e Análise Espacial e SIG, decorrerão integralmente em regime presencial até um limite de 18 alunos. Se o número de inscritos for superior, a turma teórico-prática deverá ser dividida em dois sub-grupos que terão aulas em regime alternado semanal on-campus e off-campus.

f) Nas UC opcionais cujas aulas práticas decorrem em salas de SIG o limite de alunos em regime presencial é de 18. Se o número de inscritos for superior, a turma teórico-prática deverá ser dividida em dois sub-grupos que terão aulas em regime alternado semanal on-campus e off-campus.

 

Em Seminários de cursos do 1º ciclo

a) Os seminários terão 2 horas de aulas semanais que decorrem à distância através de meios síncronos (e.g. aulas em direto via zoom) e assíncronos (e.g. aulas gravadas).

b) Os seminários de Geografia e de PGT terão uma aula presencial semanal com a duração de 4 horas e 3 horas, respetivamente.

 

Em Seminários de cursos do 2º ciclo

a) Nos casos de unidades curriculares com dimensão inferior a 30 alunos (18 se lecionadas em sala de SIG) as aulas decorrerão na modalidade integralmente presencial, com turma única.

b) Nos casos de unidades curriculares com dimensão superior a 30 alunos (18 se lecionadas em sala de SIG), a turma teórico-prática deverá ser dividida em dois sub-grupos que terão aulas em regime alternado semanal on-campus e off-campus.

 

Em Seminários de cursos do 3º ciclo

a) Devido ao número reduzido de alunos por turma, as aulas decorrerão na modalidade presencial.

b) Admite-se a combinação da modalidade referida em (a) em simultâneo com modalidade à distância através de meios síncronos (e.g. aulas em direto via zoom), para alunos que se encontrem deslocados, longe de Lisboa.

 

Horários

 

a) De modo a reduzir as presenças simultâneas no edifício e nos espaços exteriores, O IGOT organizou os horários semanais e diários, combinando atividades on-line e presenciais.

b) Os alunos do 1º ano dos cursos de 1º ciclo terão as suas aulas teóricas on-line, duas por UC com duração de 1 hora cada, integralmente na 2ª e 3ª feira. As aulas práticas presenciais decorrerão na 4ª, 5ª e 6ª feira, de manhã.

c) Os alunos do 2º ano dos cursos de 1º ciclo terão as aulas teóricas das UC obrigatórias on-line, duas por UC com duração de 1 hora, integralmente na 5ª e 6ª feira. As aulas práticas presenciais decorrerão na 2ª, 3ª e 4ª feira à tarde.

 

III. Condições de utilização da Biblioteca

 

a) Durante o primeiro semestre de 2020/2021, a Biblioteca estará aberta aos estudantes, ainda que em regimes de acesso condicionado.

b) O acesso à Biblioteca será condicionado a um número mais reduzido de utilizadores, em função da necessidade de aplicação das regras distanciamento físico e das condições de higiene no seu interior, podendo ser adotado um critério de acesso em regime de turno ou períodos máximos de presença.

c) Material de desinfeção estará colocado à entrada da Biblioteca.

IV.Outros espaços de apoio à vida académica

a) O bar e o refeitório funcionam cumprindo as medidas emanadas pelas autoridades competentes para o respetivo setor de atividade.

V. Condições gerais de acesso ao edifício e de utilização dos espaços fechados

a) Utilização obrigatória, por todos, de equipamentos de proteção individual, designadamente máscaras de uso comunitá

b) Manutenção de um distanciamento físico mínimo de 1 m entre pessoas, quer do ponto de vista da circulação, quer do ponto de vista da utilização dos espaços.

c) Será criado um sistema de circulação alternativo de acesso às salas de aula do 1º andar do edifício IGOT, com saída pelas duas escadas de emergência.

d) Garantia da limpeza, desinfeção e ventilação de espaços de uso, com a regularidade adequada.

e) Promoção da realização de reuniões por meios não presenciais, nomeadamente reuniões de trabalho, reuniões de júris de mestrado e de doutoramento, júris dos concursos, no âmbito das carreiras docentes do ensino superior e da carreira de investigação científicas, realização de provas públicas e reuniões de órgãos de governo e de gestão.[2]

f) A presença de qualquer elemento da comunidade académica no espaço do IGOT é, naturalmente, condicionada pelo exercício de automonitorização, o qual se espera que todos respeitem, abstendo-se de estar presentes em caso de manifestação de sintomas da Covid 19.

 

Cenário B – Confinamento total

Caso um cenário de maiores restrições venha, em algum momento, a ser determinado pelas autoridades públicas e académicas, O IGOT-ULisboa levará por diante as atividades de ensino dos seus cursos seguindo o modelo de trabalho adotado entre o início de março e o final de segundo semestre de 2019/2020, com as alterações consideradas necessárias para reduzir dificuldades identificadas por estudantes e docentes e melhorar a qualidade da formação. Para o efeito, será delineado um conjunto de normas orientadoras da atividade letiva.

 

Cenário C – Desconfinamento total

Neste cenário, mais familiar, não existe qualquer restrição ao funcionamento da escola.  As atividades letivas decorrem de modo completamente presencial nos mesmos moldes de anos letivos anteriores a 2019/2020.

[1] OMS/WHO.

[2] enquanto se mantiver a permissão legislativa.

Incorrect slider name. Please make sure to use a valid slider slug.
Incorrect slider name. Please make sure to use a valid slider slug.