Passar para o conteúdo principal

Dois projetos do CEG/IGOT-ULisboa aprovados na 2.ª edição do Science4Policy

Mãos femininas a plantar uma árvore jovem

Dois projetos do CEG/IGOT-ULisboa aprovados na 2.ª edição do Science4Policy

Os projetos MonLand e ML-SOIL do IGOT-ULisboa foram aprovados no âmbito da 2.ª edição do Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas (Science4Policy), lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em parceria com a PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública. 

Monitorização do impacto nos Serviços de Ecossistemas através de diferentes práticas de gestão do solo para informar políticas sustentáveis de uso e ocupação do solo (MonLand)

O projeto MonLand, liderado por Eduardo Jonas Gomes (CEG/IGOT-ULisboa), tem como principais objetivos: (i) avaliar a saúde do solo comparando diferentes práticas de gestão em diversos tipos de uso do solo, e (ii) quantificar o impacto dessas práticas nos serviços de ecossistemas.

Este projeto reveste-se de grande importância, tanto a nível local como global, alinhando-se com as estratégias nacionais, europeias e globais de preservação da biodiversidade e de gestão sustentável do solo. Representa um passo fundamental na promoção de uma convivência equilibrada entre as atividades humanas e a integridade ecológica.

O projeto MonLand (2024.00129.S4P24) terá a duração de 12 meses, com início previsto para o final de 2024. A equipa do CEG é composta pelos investigadores Eduardo Jonas Gomes (coordenador), Carlos Neto, Cláudia Morais Viana, Eduarda Marques da Costa, Jorge Rocha e Patrícia Abrantes, contando também com a colaboração do ICNF. 

Modelação Coparticipativa de Distritos de Solo com base em Machine Learning (ML-SOIL)

O projeto ML-SOIL, liderado por Jorge Rocha (CEG/IGOT-ULisboa), combina a utilização de algoritmos inovadores de machine learning com métodos de participação pública para a gestão sustentável do solo, respondendo aos desafios da Diretiva de Monitorização do Solo (DMS) da União Europeia.

O ML-SOIL (2024.00178.S4P24) propõe a utilização de uma metodologia dinâmica e colaborativa que integra a avaliação da qualidade do solo e o envolvimento das partes interessadas, com o objetivo de definir Unidades de Solo (US) considerando a diversidade nacional do solo, variações climáticas e práticas agrícolas. O objetivo é avançar com práticas de gestão do solo sustentáveis, promovendo a sustentabilidade agrícola e o desenvolvimento rural na União Europeia.

O projeto decorrerá durante 12 meses, com início previsto para 1 de novembro de 2024. A equipa CEG é constituída por Jorge Rocha (coordenação), Cláudia Viana (co-coordenação), António Lopes, César Capinha, Eduardo Gomes, Ricardo Garcia e Sérgio Oliveira. Conta com a colaboração da Mykolas Romeris University e da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.


Estes dois projetos, ambos inseridos na área temática de Transição Climática e Sustentabilidade dos Recursos, são reflexo do compromisso do CEG/IGOT-ULisboa em promover o conhecimento científico aplicado às políticas públicas, em sintonia com as prioridades da Estratégia Portugal 2030 e os desafios globais de sustentabilidade e gestão ambiental.