Cátia Pereira, estudante do IGOT-ULisboa, é uma das vencedoras do desafio ULISSES 2024
Durante a cerimónia de entrega de prémios, a equipa apresentou o seu projeto, que respondeu de forma clara e objetiva aos desafios propostos para esta edição. Demonstraram rigor na seleção dos recursos tecnológicos e nas estratégias de comunicação para identificar a área afetada pelo incidente descrito no desafio, além de desenvolverem um plano de monitorização para a lista que elaboraram, que incluía espécies de elevado risco. A equipa também propôs duas soluções inovadoras para a redução da poluição por plásticos nos oceanos.
A equipa Scylla foi composta por Ana Domínguez (Universitat Politècnica de Catalunya), Cátia Pereira (Universidade de Lisboa), Katrin Frey (Technische Universität Darmstadt), Leonor Azancot (Universidade de Lisboa) e Natalia Niedzbała (Wrocław University of Science and Technology). Os mentores André Gomes e Raquel Moura, ambos da Universidade de Lisboa, acompanharam a equipa ao longo do desafio.
O ULISSES (ULisboa Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas) é um projeto educativo internacional que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa e a aquisição de competências relacionadas com a preservação dos oceanos.