/, IGOTTV/Congresso Internacional Turismo, História e Património: compromissos com o futuro
  • Este evento já decorreu.

Nos dias 1 e 2 de julho de 2021 terá lugar, em formato online, o Congresso Internacional Turismo, História e Património: Compromissos com o futuro, que retoma os temas debatidos no encontro realizado em 2016 sob o tema Turismo – História, Património e Ideologia.

Um século passado sobre o ano que acolheu dois momentos de clara inovação na história do turismo em Portugal (a autorização que permitiu que banhistas espanhóis se deslocassem para Portugal, viajando apenas com cédulas pessoais, e a publicação em língua portuguesa dos Guias Michelin), este congresso convida investigadores de diversas áreas para participar numa reflexão transdisciplinar que, entre outros, aborde diferentes tourist gazes (Urry, 1990) e novas práticas de viajar, focando, mas não se limitando a temas como:

– História do turismo,
– Representações e práticas turísticas como instrumentos ideológicos,
– Paisagens turísticas: entre a tradição e a modernidade,
– Patrimónios de atratividade turística,
– Ética e sustentabilidade na prática turística contemporânea,
– Inovação, boas práticas e responsabilidade social em turismo,
– Turismo digital.

Keynote Speakers:
– Luís Raposo | Presidente do ICOM Europa
– Maria Alexandre Lousada | Docente e diretora do doutoramento em História da Faculdade de Letras de Lisboa

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o História, Territórios e Comunidades, um polo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – ULisboa; a Fundação António Quadros – Cultura e Pensamento; e a Câmara Municipal de Cascais.

Convida-se a comunidade académica e todos os demais interessados a enviar, até ao dia 28 de maio de 2021, propostas de comunicação que se integrem nos temas do congresso. Estas deverão ser submetidas num documento único (800 a 1000 palavras), incluindo título da comunicação, filiação académica, resumo, até 4 palavras-chave, 4 referências bibliográficas (formatação APA) e ligação para um currículo académico online atualizado (preferencialmente, Orcid ou Ciência Vitae).

O documento deverá ser enviado para o email congresso2021.turismo.historia@gmail.com. As comunicações aceites não deverão exceder os 15 minutos.

A inscrição, para oradores e público, é obrigatória e gratuita e deve ser feita através do seguinte link: https://bityli.com/JAWyv

Consultar aqui a constituição da Comissão Executiva e da Comissão Científica.

Página Facebook do encontro: https://www.facebook.com/turismo.historia.patrimonio.