Aula Aberta: Pedalar como um gesto cartográfico

23.03.2023 | 18h00 - 20h00
Sala 2.1

Cycling as a cartographic gesture / Pedalar como um gesto cartográfico
Carlos Eduardo Cinelli Oliveira de Campos
Universidade do Porto

Enquadramento
Quando um corpo em experiência pedala a sua bicicleta pela cidade, grafa com suas rodas trajetórias marcadas pelas relações estabelecidas com o espaço: uma cartografia é desenhada pelo gesto deste percurso. As geografias desses mundos vividos a partir do pedalar uma bicicleta demandam um olhar plural e diverso, que encontram na escala do corpo um ponto de partida para poder narrar.

Contar as geografias de ciclistas torna-se uma tentativa de configurar a experiência espaço-temporal. Para isso são trazidas narrações para exemplificação dessas experiências de ciclistas, mais precisamente de ciclo-entregadores, pessoas que utilizam a bicicleta para exercerem suas atividades profissionais para a logística de recolha e entrega de bens e mercadorias. Tais geografias oriundas dessas histórias contadas ganham forma em texto e cartografias narrativas e sensíveis em convite para se pensar as relações possíveis uma geografia para/na/com arte. Revelar procedimentos metodológicos e expor os caminhos da investigação torna-se fundamental para esta pesquisa, no sentido de expandir abordagens no fazer académico.