Passar para o conteúdo principal

Filme "O meu lugar é entre lugares"

Filme "O meu lugar é entre lugares"

O filme "O meu lugar é entre lugares" é um trabalho de colaboração de 9 mulheres investigadoras da Universidade de Lisboa, realizado no âmbito de uma ação de formação financiada pelo projeto Gearing Roles.

No outono de 2022, as investigadoras reuniram-se para uma série de quatro encontros. Este workshop veio trazer esse espaço-tempo tão importante para que uma ciência mais sólida e resistente possa ter lugar. O workshop foi mais do que aprender e discutir sobre investigação, género e filmes feministas. Foi um espaço livre de julgamento, onde se decidiu em conjunto cada etapa da criação do vídeo.

Durante as sessões foram partilhadas experiências na academia e na vida, que se traduziram em pequenos trechos da vida quotidiana turbulenta. Os interstícios das investigadoras foram alvo de conversas e tornaram-se o foco do seu trabalho, sendo elaborada uma "partitura" que guiou as filmagens individuais.

As filmagens foram reunidas, analisadas e codificadas a fim de criar um ensaio visual. Ao trabalhar juntas, as investigadoras perceberam como um trabalho coletivo, organizado e sistematizado pode ser tão potente ao nível das relações e inovador ao nível do seu resultado.

O resultado é uma (modesta) contemplação sobre o que é, a partir das próprias experiências, ser uma mulher no meio académico.