O IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da  Universidade de Lisboa está entre as 100 melhores escolas do mundo e as 25 melhores da União Europeia,  segundo o recém publicado Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021.

Este é o ranking mundial cientificamente mais  reconhecido, objetivo e abrangente da avaliação global e por disciplinas das universidades. O Shangai Ranking considera uma lista mundial de cerca de 4.000 universidades, de 93 países, tendo analisado cerca de 1.800 universidades para a elaboração do ranking específico por áreas científicas e disciplinas. Os indicadores utilizados na avaliação de 54 áreas científicas foram: os artigos científicos publicados, o seu impacto na respetiva área e o nível de colaboração internacional.

A ULisboa no ranking

O ranking de Shanghai destaca a Universidade de Lisboa a nível mundial posicionando-a no TOP 50 nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica, Oceanografia, Deteção Remota e no TOP 100 incluem-se a Geografia, na posição 83, a Engenharia Civil, as Ciências da Agricultura e as Ciências Veterinárias.

A ULisboa lidera a nível nacional 29 áreas científicas, incluindo a Geografia, e encontra-se colocada em segundo lugar em 9, posicionando-se em 43 áreas do ranking, no âmbito das Ciências Naturais, Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A ULisboa foi a única universidade portuguesa a ser considerada pelo ranking em Deteção Remota, Engenharia Naval e Oceânica, Recursos Hídricos e Estatística.