A X Conferência Anual do IGOT, subordinada ao tema Geografia e Planeamento: visões de futuro homenageiam as Professoras Isabel André e Catarina Ramos e marcam os 10 anos da criação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

A conferência iniciou-se com as boas-vindas dadas pela Presidente do IGOT, Prof.ª Doutora Maria Lucinda Fonseca e pelo Diretor do Centro de Estudos Geográficos, Prof. Doutor Mário Vale.

Seguiu-se a palestra do Prof. Doutor Antoine Bailly, Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa/IGOT e Professor Emérito da Universidade de Genebra alusiva ao tema La géographie au XXIème siècle: défis et orientations. A palestra foi moderada pelo Prof. Doutor Diogo Abreu, CEG, IGOT, Universidade de Lisboa.

A X Conferência Anual do IGOT tem a colaboração da Associação de Estudantes do IGOT que deu uma preciosa ajuda na preparação da Conferência e conta com participação ativa dos estudantes do IGOT no acolhimento aos participantes e no alinhamento da conferência.

A Conferência que decorre durante todo o dia 11 de outubro contará com a presença de inúmeros convidados nacionais e internacionais que abordarão temas divididos em 3 painéis: Água e TerritórioGénero, desigualdade e território Geografia e Planeamento: oportunidades e desafios.

A sessão solene intitulada IGOT 10 anos: caminhos de futuro decorrerá a partir das 18 horas e contará com a presença do Prof. Doutor António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, e do Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa.