Inserido no âmbito das atividades da Rede Espaço da Universidade de Lisboa, realizar‑se‑á o simpósio POLAR SCIENCE AND EUROPE: NEW CHALLENGES AND OPPORTUNITIES, organizado pela Reitoria da Universidade de Lisboa, pelo EU-PolarNet – Connecting Science with Society e pelo Programa Polar Português (PROPOLAR). O simpósio encontra-se também integrado no conjunto de eventos da rede de coordenação nacional PERIN – Portugal in Europe Research and Innovation Network. A Rede Espaço que pretende desenvolver estrategicamente atividades de ensino, investigação e inovação, e empreendedorismo na área do Espaço e dos Ambientes Extremos promove agora, na Universidade de Lisboa e na transdisciplinaridade das suas 18 Escolas e áreas de saber, este simpósio focado nas mudanças ambientais nas regiões polares. O simpósio tem como público-alvo investigadores e estudantes e todos aqueles com interesse na investigação polar. Aproveitando a realização das reuniões dos consórcios internacionais EU-PolarNet, Arctic Research Icebreaker Consortium (ARICE) e European Polar Board (EPB) que se realizarão em Lisboa, será possível conhecer a estratégia europeia para a investigação polar, e em particular, de Espanha e Portugal, bem como perceber os desafios e as oportunidades das ciências polares. O AIR Centre apresentará a sua estratégia sobre a ligação das regiões polares ao Atlântico. Serão apresentados os desenvolvimentos da ciência polar nacional nos últimos dez anos e perspetivas para o futuro, com o objetivo de abrir portas e desenvolver sinergias para novas oportunidades de investigação, em particular para novas equipas, jovens investigadores e estudantes.

CARTAZ