Despacho do Presidente do IGOT, professor José Manuel Simões

Como é do vosso conhecimento, vivemos, no país e no mundo, um tempo de grande inquietação, consternação, e mesmo de dor, face a uma Pandemia galopante e a um quase esgotamento da capacidade de resposta dos serviços de saúde.

No IGOT, apesar das incertezas constantes, dos medos e desafios permanentes, e das necessárias adaptações dos processos de trabalho e de ensino e de aprendizagem, temos conseguido assegurar condições de segurança sanitária muito satisfatórias e prosseguir a nossa missão enquanto instituição de ensino superior e investigação.

Hoje mesmo, o Governo decidiu suspender as atividades letivas. Ainda antes da comunicação do Primeiro Ministro, já o Reitor da Universidade de Lisboa com o apoio de todos os Presidentes e Diretores das 18 faculdades tinha assumido que, independentemente da decisão do Governo, a ULisboa iria suspender as suas atividades presenciais. Em anexo, dou-vos conhecimento do despacho reitoral que hoje de manhã foi consensualizado com os responsáveis das faculdades, bem como as recomendações emanadas do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Assim, no seguimento das decisões do Governo e em conformidade com o disposto no Despacho do Reitor, a Direção do IGOT, em reunião com o Presidente do Conselho Pedagógico, a Diretora Executiva e a Coordenadora da Unidade de Gestão Académica, decidiu o seguinte:

1. ATIVIDADES LETIVAS

A – LICENCIATURAS
1. Recalendarizar as atividades letivas, como a seguir se descreve:

• Época de Recurso do 1.º semestre: adiada para 5-14 de abril
  • Início de Aulas do 2.º semestre: antecipado para 17 de fevereiro;
  • Interrupção letiva: 31 de março – 14 de abril
    • Interrupção de Páscoa: 31 de março – 2 de abril
    • Época de Recurso 1.º semestre: 5 – 14 de abril
  • Final de Aulas do 2.º semestre: 29 de maio
  • Época de Avaliação Normal: 7-19 de junho
  • Época de Recurso do 2.º semestre: 5-16 de julho

2. Manter, como indicado em dezembro de 2020, que as avaliações devem ser presenciais. Caso tal não possa acontecer, devem ser substituídas por uma prova oral online. As pautas dos alunos avaliados devem ser lançadas e entregues de acordo com o calendário estabelecido no início do ano. DATA LIMITE: 29 de janeiro.

3. Os(as) estudantes que, justificadamente, faltaram às avaliações da Época Normal, sem hipótese de realizarem uma prova de substituição durante essa época, devem realizar uma avaliação alternativa, sendo lançada a classificação até 12 de fevereiro (data de encerramento de pauta no Fénix).

4. Os alunos que até 29 de janeiro não tenham sido avaliados, e possuam declarações/justificações válidas, ficam com pauta por lançar, podendo isso ser feito até 12 de FEVEREIRO.

5. Todas as pautas devem ser entregues via e-mail (academicos@igot.ulisboa.pt) devendo estas estar assinadas com assinatura digital qualificada/chave móvel digital ou assinatura digitalizada;

B – MESTRADOS E DOUTORAMENTOS

Manter a calendarização das atividades letivas, avaliações e lançamento de pautas como anteriormente previsto.

2. ACESSO AO EDIFÍCIO, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DO IGOT

A frequência do edifício do IGOT deve ser limitada a necessidades imprescindíveis. De modo a apoiar tais necessidades, decidiu-se:

Manter a Biblioteca a funcionar de acordo com as regras que se encontram publicadas no site do IGOT: http://www.igot.ulisboa.pt/regras-de-utilizacao-da- bibilioteca-20202021/, alterando-se apenas o horário que passará a ser: 9h00-17h00.

Manter as Salas de Estudo, Sala de Doutoramento, Sala de Projetos e GEOMODLAD disponíveis sob reserva, com antecedência de 24 horas, através do link: http://www.igot.ulisboa.pt/reserva-de-salas/.

Encerrar o atendimento académico presencial ainda em vigor. O contacto com a Unidade de Gestão Académica deve ser feito via e-mail (academicos@igot.ulisboa.pt), podendo, em casos considerados justificáveis, ser agendada pelos Serviços um atendimento presencial.

Mais se informa que, oportunamente, serão dadas indicações sobre o funcionamento das atividades letivas relativas ao 2.º semestre.

Em função da evolução da Pandemia e das orientações superiores, esta medidas poderão vir a ser revistas e/ou complementadas.

Saudações Académicas.
CUIDEM-SE E SEMPRE QUE POSSÍVEL MANTENHAM-SE CONFINADOS!
O Presidente do IGOT

Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos:

Recalendarização das Atividades Letivas do IGOT (Licenciaturas)

Despacho n.º 7/2021 do Presidente do IGOT – Recomendações relativas à adaptação das atividades desenvolvidas no IGOT no contexto das medidas extraordinárias do Estado de Emergência

Comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência

Decreto n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro – Altera a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República