PROJETO NÓS PROPOMOS!

 

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração e apoio do Ministério da Educação, através da Direção-Geral de Educação, promove o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade. Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país. Anualmente, mobiliza mais de um milhar alunos e professores de Geografia de todo o país.

O projeto dirige-se, prioritariamente, a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário, geralmente do 11º ano, mas conta também com a participação de alunos do 12º ano e do 10º ano e, ainda, de outros níveis e de cursos profissionais.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso, do 11º ano, para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações, com quem se tenta estabelecer um protocolo de cooperação.

No começo do ano escolar, depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos, passando pela instalação de equipamentos de lazer num espaço público ou pela criação de um roteiro turístico local, para dar alguns exemplos. Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos da Câmara Municipal, que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal (também abordado no 11º ano), o que ajuda a enquadrar o problema que estão a estudar. Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O projeto, idealizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território pelo Prof. Doutor Sérgio Claudino, foi reconhecido internacionalmente pela originalidade, inovação e pelos resultados obtidos com o envolvimento de escolas estudantes e da comunidade local. Por este motivo o projeto encontra-se já a ser implementado no Brasil, no Estado de Tocantins e, brevemente, iniciará também no Estado de Santa Catarina. Também em Espanha se iniciou a implementação do projeto.

 

 

PROJETO NÓS PROPOMOS!

CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 2016/17

CANDIDATURA 2016/17

Pelo 6º ano consecutivo, desenvolve-se em Portugal o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país, também da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira. Em 2015/16, contou com 1600 alunos e professores de Geografia e é apoiado pela Direção-Geral de Educação/Ministério da Educação, pela Associação Insular de Geografia, Associação de Professores de Geografia e Associação Portuguesa de Geógrafos. O Projeto está a ser implementado também no Brasil, pela Universidade Federal de Tocantis e pela Universidade Federal de Santa Catarina, e em Espanha, pela Universidade de Castilla-La Mancha.

Dirige-se, a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário, geralmente do 11º ano, mas conta também com a participação de alunos do 12º ano e de outros níveis e de cursos profissionais.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), com quem se tenta estabelecer protocolos de cooperação.

Depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos. Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos da Câmara Municipal, que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal.

Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo, que apresentam sob a foram de um power point ou de outro recurso multimédia, bem como uma breve memória descritiva.

Em 2 de maio de 2017, realiza-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT, que coordena o Projeto, o Seminário Nacional, em que jovens de todas as escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas algumas distinções e certificados de participação. A divulgação destas propostas prossegue junto da comunidade, frequentemente junto da autarquia e algumas têm sido assumidas pelas autoridades locais.

 O período de candidatura das Escolas, para 2016/17, decorre de 5 a 31 de julho e de 1 a 30 de setembro. A candidatura é realizada no site do IGOT, em www.igot.ulisboa.pt

Junte-se a nós, neste desafio de uma educação geográfica para a cidadania!

Inscreva o seu Agrupamento ou escola:

Inscrições 2016/2017