Projeto Nós Propomos! 2019/20

Prémio Nacional, 3º lugar

ES de Penafiel (Luciana Leite, Rita Moreira, Mariana Silva, Luana Alves, João Ferreira, Constança Silva; docente: Dra. Filipa Fontinha)

Acolhimento de (i)migrantes na cidade de Penafiel

https://drive.google.com/open?id=1KFo9xImJtGzgYVuZdDC3Rb5J-Ylhmnjy

Em Penafiel, há um grande envelhecimento da população. O acolhimento de imigrantes é uma importante resposta a este problema. Após um amplo trabalho de campo, é proposta a criação uma associação/ONG de apoio aos imigrantes e sugere-se que estes  venham a ocupar  edifícios do centro da cidade de Penafiel que se encontram abandonados – o que também ajudaria a combater este problema urbanístico.

 

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

Prémio Nacional, 2º lugar

ES Emídio Navarro, Viseu (Catarina Coimbra, Larissa Cabral, Luana Bispo, Marta Correia, Sara Almeida; docente: Dra. Lurdes Marques)

Inclusão social de pessoas transgénero

https://drive.google.com/open?id=1n8UsjIaZNWffJk8eU_ng01jYS6tZUr4b

Nas escolas portuguesas, há duas centenas de alunos transgénero. As autoras da proposta, após auscultarem população de Viseu, sugerem medidas de integração destes alunos, centradas sobretudo numa mudança de atitudes em relação às pessoas transgénero.

 

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

Prémio Nacional

1º lugar

AE de Vilela, Paredes (Ana Catarina Ferreira, Ariana Moreira, Carla Gomes da Silva, Carlos Nunes Seabra; docente: Dr. Emídio Batista)

Os jovens e a oferta cultural em Rebordosa

https://drive.google.com/open?id=1_qQeIZzQf394-GOdW-D2COmKZ3MgAx2o

No concelho de Paredes há uma das populações mais jovens do país, mas na cidade de Rebordosa há uma reduzida oferta cultural para jovens. Após auscultarem outros jovens, o/as alun@s apresentam propostas que potenciam a utilização das infraestruturas já existentes e apresentam ainda outras sugestões que propiciem a sua participação em atividades culturais.