A cerimónia decorreu ontem, dia 25 de novembro, e homenageou as entidades e personalidades que contribuíram para o setor de comércio e serviços em Portugal.

A professora emérita Teresa Barata-Salgueiro recebeu ontem, no dia 25 de novembro, a distinção de Personalidade do Ano, na Categoria investigação do “Prémio Mercúrio – o melhor do Comércio e Serviços”. A cerimónia de entrega foi no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Na sua VIII edição, o Prémio Mercúrio valorizou empresas e personalidades, a nível nacional, pela qualidade técnica de suas atividades comerciais ou científicas, como é o caso da Professora Teresa Barata-Salgueiro.

De acordo com o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, a Professora Doutora Teresa Barata-Salgueiro recebe essa distinção pelas suas contribuições científicas relevantes no setor de Comércio e Serviços. Além disso, segundo a presidente do Conselho de Gerência da Escola de Comércio de Lisboa, Teresa do Rosário Damásio, o nome da professora do IGOT é pautado por um elevado nível de trabalhos de investigação de destaque no desenvolvimento do setor.

O Professor Doutor José Manuel Simões, presidente do IGOT, saúda a homenageada com esse reconhecimento. “A distinção da professora Teresa Barata-Salgueiro honra tanto a instituição como os seus colegas”, afirma o professor. E acrescenta ainda, “ao longo da sua carreira como docente e investigadora, a professora tem-nos demonstrado a sua competência, o que nos estimula a fazer o nosso melhor. O Prémio Mercúrio é mais que merecido pela sua dedicação e paixão pela Geografia”.

A professora doutora Teresa Barata-Salgueiro é professora catedrática aposentada e professora emérita Universidade de Lisboa, especializada em Geografia Urbana, e integra o IGOT Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial, sendo também investigadora do CEG – Centro de Estudos Geográficos, no grupo de investigação ZOE – Dinâmicas e Políticas Urbanas e Regionais. Seus estudos centram-se em questões relacionadas com produção do espaço urbano; comércio urbano; regeneração urbana; efeitos do turismo nas cidades; financeirização e mercado imobiliário; segregação e fragmentação sócioespacial; políticas públicas. Desde 1989 que tem investigado e publicado regularmente sobre temas de comércio nas áreas urbanas.

Vídeo cedido pela Organização do Prémio Mercúrio .