O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa é uma Escola de criação, transmissão e difusão da cultura e do conhecimento científico e tecnológico nas áreas da Geografia, das Ciências Sociais, das Ciências da Terra e do Planeamento e Ordenamento do Território.

O IGOT goza de autonomia estatutária, científica, pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial. Para efeitos de coordenação estratégica, de racionalização da utilização dos recursos e da articulação da investigação e do ensino o Instituto está organizado em duas áreas: a Área de Ensino e Formação e a Área de Investigação e Desenvolvimento.

A Área de Ensino e Formação integra 2 cursos de 1.º ciclo (Licenciatura), 7 cursos de 2.º ciclo (Mestrado) e 4 cursos de 3.º ciclo (Doutoramento). Dois cursos de mestrado e três cursos de doutoramento são assegurados em colaboração com outras Escolas da Universidade de Lisboa ou com outras Instituições de Ensino Superior Portuguesas.

A Área de Investigação e Desenvolvimento integra o Centro de Estudos Geográficos (CEG). Fundado em 1943 pelo Professor Orlando Ribeiro, o CEG tem uma equipa com cerca de 190 investigadores, 97 dos quais doutorados, e constitui-se como a principal referência na investigação e divulgação do conhecimento geográfico em Portugal e uma das mais prestigiadas unidades de investigação no plano internacional.

 

 

Organigrama em formato PDF