Estatutos e Missão do IGOT

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território adiante designado IGOT-ULisboa foi criado em 2008 (Despacho Normativo n.º 36/2008, de 1 de agosto), no quadro da alteração estatutária da Universidade de Lisboa.

Os Estatutos do IGOT-ULisboa encontram-se publicados no Despacho n.º 16033/2013, de 10 de dezembro.

O IGOT-ULisboa tem-se afirmado como uma Escola interventiva na Sociedade e tem vindo a consolidar uma posição destacada no ensino e na investigação da Geografia em Portugal, procurando atrair melhores alunos, promover a melhoria do sucesso escolar e da empregabilidade dos seus diplomados, alargar as parcerias com outras instituições do Ensino Superior, fomentar a internacionalização, através do recrutamento de estudantes estrangeiros e da participação em redes e projetos de investigação internacionais.

O IGOT-ULisboa é uma instituição de criação, transmissão e difusão da cultura e do conhecimento científico e tecnológico nos domínios da geografia, das ciências sociais e da terra, do planeamento, ordenamento e gestão do território, baseado no respeito pela liberdade intelectual e pela ética académica, no reconhecimento do mérito e no estímulo à inovação. 

O IGOT-ULisboa tem como objetivos fundamentais:

  1. Contribuir para o estudo e investigação avançada dos temas de Geografia e do Ordenamento do Território;
  2. Ministrar ensino graduado e pós-graduado em Geografia e Ordenamento do Território, orientado para a investigação, a intervenção profissional qualificada e a formação de professores, em articulação com outras unidades orgânicas da ULisboa;
  3. Estudar a realidade geográfica em todos os aspetos que interessam à sociedade portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento territorial e a melhoria da qualidade de vida, desde as escalas locais às mais globais, com especial ênfase nos espaços nacionais, europeus e da lusofonia.

A missão do IGOT-ULisboa articula, assim, as três principais funções das Universidades – Ensino, Investigação e ligação à Sociedade -, de modo a estimular a inovação, difundir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento.

Estatutos da ULisboa

Em 2019, os Estatutos da Universidade de Lisboa foram revistos e republicados de forma consolidada pelo Despacho Normativo nº 14/2019, de 10 de maio.