Nuno Marques da Costa, professor do IGOT, foi entrevistado pelo Diário de Notícias sobre o inquérito à mobilidade no contexto da COVID-19 desenvolvido no âmbito do projeto COMPRI_MOv – COnhecer Mais PaRa Intervir melhor no contexto da MObilidade.

O objetivo final, que a equipa liderada por Nuno Marques da Costa, professor e investigador do IGOT-Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa(UL), quer ter concluído até ao fim do ano, é disponibilizar depois essa informação aos decisores e à comunidade, de forma que as medidas de intervenção no terreno possam ser dirigidas aos alvos certos e localmente eficazes, para travar a progressão das infeções.

O investigador e professor indica que: “As repostas ajudar-nos-ão a conhecer os padrões de mobilidade nas diferentes regiões, e a perceber também de que forma eles foram alterados pela própria pandemia”. Sublinha também que: “É muito importante para o resultado final perceber o que mudou na mobilidade das pessoas com a pandemia”.

Para responder ao inquérito, pode seguir este link.

Sobre o projeto COMPRI_MOv

O projeto de investigação COMPRI_MOv é um projeto de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia da COVID-19. Desenvolvido pelo IGOT-CEG-UL (Coord. Nuno Marques da Costa), FFUL, ENSP-CISP-UNL, ACES-Lisboa Central, FM-UL, ALTICE-PT, AML, AMP e ACSS tem como objetivo caracterizar a mobilidade das populações, atendendo à intensidade, motivação e padrão geográfico dos fluxos, e, associando a estas dinâmicas dados epidemiológicos, avaliar o risco de propagação associado à mobilidade. O projeto pretende propor um sistema de monitorização para apoio à decisão e apresentar as bases de um modelo de simulação da propagação com base na mobilidade.