ULisboa entre as 25 melhores universidades do mundo no SCImago Institutions Rankings na área de Geografia, Planeamento e Desenvolvimento

A Geografia e o Planeamento na Universidade de Lisboa continuam a destacar-se no plano internacional e nacional no SCImago Institutions Rankings (SIR).  Na área científica de Geografia, Planeamento e Desenvolvimento, a ULisboa encontra-se entre as 25 melhores universidades do mundo (21), as 5 melhores da União Europeia (5) e é a primeira no Espaço Ibero-Americano e em Portugal.

No plano geral, a ULisboa está entre as 200 melhores universidades do mundo no SIR.

Nesta edição o ranking avaliou 8.433 instituições, das quais 4.533 universidades, sendo a ULisboa uma vez mais a melhor classificada a nível nacional, na posição 169.

O SCImago Institutions Rankings diferencia-se por avaliar não apenas universidades, mas também outras instituições de investigação, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais.

Este ano, o ranking alterou a metodologia e modificou as edições anteriores para permitir a comparação e análise da evolução da instituição ao longo do tempo.

O SIR é publicado anualmente desde 2009, combinando três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho em investigação (50%), inovação (30%) e impacto social (20%).