Passar para o conteúdo principal

Seminários Nacionais do Projeto Nós Propomos! 2022/23

Seminários Nacionais do Projeto Nós Propomos! 2022/23

Realizou-se no dia 5 de maio de 2023, na Sertã e online, o Seminário Nacional Nós Propomos! Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos e, no dia 8 de maio, no IGOT, o Seminário Nacional Nós Propomos! Secundário. 

Este ano, graças a uma parceira entre o IGOT, o Agrupamento de Escolas da Sertã e a Câmara Municipal da Sertã, o Seminário Nacional Nós Propomos! Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos foi sediado na Sertã, o que permitiu que todas as turmas locais participantes no Projeto interviessem presencialmente, estando as restantes online. Ao todo, intervieram no Seminário cerca de 500 estudantes e professores. 

No 1.º ciclo, o primeiro prémio foi atribuído ao projeto “Aprender a viver juntos”, do 3.º SN da Escola Básica S. Nuno de Santa Maria/AE da Sertã, debruçado sobre a integração de crianças de várias nacionalidades, através do trabalho sobre as caraterísticas desses países. Nos Jovens Cidadãos, o projeto vencedor, de um grupo de alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira, “Limpar terrenos”, debruça-se sobre os terrenos da freguesia de Eiriz que precisam de ser limpos, para evitar incêndios, no verão, em terrenos com muito lixo ou vegetação acumulada que se transformam facilmente em combustão. Em colaboração com a Junta de Freguesia, propõem a constituição de equipas de voluntários, como escuteiros, grupos de jovens e voluntários individuais, que ajudem a limpar os terrenos de idosos ou de outras pessoas com algum tipo de limitação. 

Os concursos temáticos este ano tiveram como novidade os concursos de canção e de site, permanecendo os de fotografia, vídeo, texto, desenho, spot publicitário e poster. Os trabalhos candidatos incidem sobre os problemas que as crianças e os seus professores identificaram, reforçando o caráter de cidadania do Projeto Nós Propomos! e dando um renovado colorido ao Projeto, no seu conjunto. 

Na sessão de encerramento, foi feito um balanço positivo, tendo o presidente da Câmara Municipal da Sertã manifestado o interesse do município em continuar a organizar este Seminário futuramente.

O Seminário Nacional do Secundário, realizado a 8 de maio, teve a participação de 1400 estudantes e professores. No IGOT, houve uma mobilização assinalável de recursos humanos: cerca de 75 estudantes voluntários no apoio às diferentes tarefas e 55 docentes e investigadores do IGOT na moderação das mesas de apresentação de projetos, na constituição de júris dos prémios nacionais e na coordenação geral do seminário. 

Ao longo da manhã, decorreram as apresentações dos projetos e realizaram-se visitas à Cidade Universitária, orientadas pelos estudantes do IGOT. 
Às 14h30, iniciou-se a Sessão Plenária, na icónica Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A cerimónia começou com a atuação da Tuna Feminina da Faculdade de Direito (Barítuna). A sessão de abertura contou com a intervenção do prof. Sérgio Claudino, coordenador do projeto, da Dra. Helena Gil, representante da Direção-Geral de Educação, do professor Mário Vale, presidente do IGOT-ULisboa, e do professor Luís Castro, vice-reitor da ULisboa. De seguida, intervieram autarcas dos municípios do Barreiro, do Cadaval e de Paredes.

A apresentação dos prémios dos concursos temáticos foi efetuada pelos estudantes do IGOT que presidiram os júris de cada concurso. Seguiu-se a apresentação dos prémios nacionais, tendo sido atribuído um primeiro prémio e três menções honrosas. O projeto vencedor foi elaborado por um grupo de estudantes da Escola Portuguesa de Moçambique e intitula-se “O papel da poluição no desenvolvimento de Moçambique”. Olhando para a realidade de Maputo e moçambicana, mas também estando atentos a exemplos de outros países, propõem valorizar o lixo como recurso de desenvolvimento do seu país, numa perspetiva integrada e de sustentabilidade.

Os dois Seminários Nacionais são um momento marcante, mas não de finalização do Projeto Nós Propomos!, que vincula uma mensagem simples mas poderosa: a escola e a educação geográfica devem contribuir para a resolução dos problemas da comunidade.

Sérgio Claudino