Projeto “How we see the Ocean. An interactive experience”

Mar oceano natureza

Projeto “How we see the Ocean. An interactive experience”

O Projeto “How we see the Ocean. An interactive experience” visa avaliar a literacia do Oceano e da litoral através da perceção de indivíduos de várias gerações, tendo em conta a educação formal e não formal. Pretende, por isso, avaliar o conhecimento do Oceano e do litoral, desde a geração mais jovem até os avós. Recursos naturais, perigos e vulnerabilidade aumentarão o conhecimento do oceano e da costa, despertarão uma consciência mais sustentável nas práticas quotidianas da população e na relação com o Oceano e o Litoral. O diagnóstico mostrará:

(i) a importância e o equilíbrio entre a educação formal e não formal do Oceano e do litoral, a partir de diferentes percepções de alunos, pais e avós e professores;

(ii) como utilizar ferramentas fáceis gratuitas;

(iii) como tornar o ensino atraente;

(iv) como melhorar a alfabetização sobre o Oceano e o litoral.

A percepção da alfabetização dos oceanos está ligada a três tópicos principais:

(i) os princípios essenciais e conceitos fundamentais;

(ii) a comunicação sobre o Oceano de uma forma atraente e rigorosa;

(iii) a capacidade de tomar decisões informadas e responsáveis ​​em relação ao Oceano e seus recursos.

Portugal, com cerca de 900km de interface mar ‐ terra, tem grande parte da sua população fixada na costa onde desenvolve as suas actividades, em correlação ou não com o Oceano. O Projeto será desenvolvido em Peniche. As principais atividades no concelho de Peniche são a pesca, o turismo, o lazer (é uma das áreas mais importantes do surf) e a agricultura. Tem uma costa diversificada, com dois tombolos, enseadas e praias expostas, e grandes campos de dunas. A maioria das praias e dunas frontais foram submetidas a programas de conservação após forte erosão e inundação durante fortes tempestades. Peniche tem uma Escola Secundária Azul.

Site do projeto: https://howweseetheocean.wixsite.com/howweseetheocean