Seminários Nacionais Nós Propomos! 2022

No dia 29 de abril, realizou-se o Seminário Nacional Nós Propomos! Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos, em que alunos dos 2.º e 3.º ciclos (Jovens Cidadãos) e do 1.º ciclo (Pequenos Grandes Cidadãos) apresentaram as suas propostas de intervenção sobre o meio local.

O Seminário decorreu online, organizado e coordenado desde o IGOT. Participaram seis escolas de vários Agrupamentos, em particular de Torres Novas e da Sertã. No começo do Seminário, deram as boas vindas aos participantes o Professor José Manuel Simões, presidente do IGOT, e os diretores de Agrupamento ou seus representantes. Sucederam-se as apresentações dos alunos, geralmente organizados nas suas turmas, onde se sentiu a alegria e o colorido dos pequenos e jovens participantes. No final das apresentações, os membros dos júris do concurso nacional e dos concursos temáticos atribuíram os respetivos prémios.

O Projeto Nós Propomos!, direcionado inicialmente para o ensino secundário, tem registado uma difusão crescente nos graus de ensino que o precedem. Acrescente-se, ainda, que por um ou outro motivo (como o de terem colegas do Secundário a participarem no Projeto), vários alunos do Básico apresentaram os seus projetos no Seminário Nacional de 2 de maio. Sem o “barulho” do sistema presencial, este Seminário Nacional online permitiu a participação de grupo de alunos que, de outra forma, teriam dificuldade em participar.

O dia 2 de maio foi o do grande Seminário Nacional, presencial, com 1400 alunos no IGOT e cerca de 200 a participarem em salas online – sobretudo de escolas mais distantes.

O espaço em frente ao IGOT encheu-se de jovens e dos seus professores, aguardando a entrada. No IGOT, as salas ficaram repletas com jovens a apresentarem os seus projetos, perante a moderação de docentes e investigadores do IGOT e do CEG. À medida que iam apresentando, muitos alunos saíam para o exterior do IGOT e participaram em visitas de estudo à Cidade Universitária, organizadas por estudantes do IGOT. Estes estudantes tiveram um papel determinante, mais tarde, ao encaminharem os mais jovens para as salas onde decorriam as apresentações e, entretanto, para a Cantina Universitária. Nesta, formaram-se longas filas, mas que se foram “desfazendo” a um bom ritmo, de forma a que Sessão Plenária se iniciou na Aula Magna da Reitoria poucos minutos depois das 14h30, a hora prevista.

Na Sessão Plenária, responsáveis académicos e do Projeto deram a saudação inicial, fazendo votos para que muitos dos jovens regressem à Universidade de Lisboa já como alunos. Também alguns autarcas deram breves palavras de saudação àqueles atores de modificação das suas comunidades.  Sucedeu-se a entrega dos prémios dos seis concursos temáticos (Fotografia, Vídeo, Texto, Desenho, Poster e Spot Publicitário) aos alunos do Secundário e a entrega dos prémios nacionais. Os projetos vencedores foram muitas vezes caraterizados por estarem já em implementação na comunidade. Os alunos vencedores vieram ao microfone da Aula Magna dar o seu testemunho e não faltaram as habituais fotografias. No final, em apoteose, todos os professores e alunos ainda presentes vieram para o palco, para uma fotografia final de família!