Doutoramento Honoris Causa de Allan Williams e Russell King

A Universidade de Lisboa, sob proposta do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa a Allan Williams e Russell King. A cerimónia realizou-se no dia 6 de dezembro de 2021 no Salão Nobre da Reitoria.

Foi com grande honra e alegria que o IGOT-ULisboa celebrou este dia com estes dois geógrafos de grande reconhecimento internacional, que colaboram desde há várias décadas com a Geografia da Universidade de Lisboa (Departamento de Geografia da FLUL/IGOT e Centro de Estudos Geográficos – CEG).

Biografia de Allan Williams

Allan Williams, geógrafo de formação e atualmente Professor Catedrático de Turismo e Estudos de Mobilidade na University of Surrey (RU), é uma personalidade académica de grande prestígio internacional, não apenas no seio da comunidade geográfica, mas também no das ciências sociais, economia regional, turismo e estudos europeus. Mantém, desde há mais de quatro décadas, colaborações regulares com a escola de Geografia da Universidade de Lisboa.
Como investigador, tem-se interessado por diversas temáticas, sendo de salientar: geografia humana; desenvolvimento regional; desenvolvimento económico e mobilidade; turismo; migrações internacionais e retorno; e inovação, empreendedorismo e produtividade.

A sua produção científica inclui, designadamente, a autoria/coautoria de 29 livros, 91 capítulos de livros, 144 artigos em revistas com refree. Foi fundador e co-editor da European Urban and Regional Studies (1994-2009), da Tourism Geographies (1999-2016). É membro do Conselho Editorial de 7 revistas científicas: O mérito científico do Professor Allan Williams tem sido reconhecido e distinguido muitas vezes e sob diversas formas, sendo de salientar que foi: i) Membro da Royal Geographical Society (tendo sido Chair do Research Groups Sub-Committee e presidente da Annual Conference 2005), da Academy of Social Science e da International Academy for the Study of Tourism; ii) Membro de pleno direito dos Grupos de Estudo sobre “Turismo Sustentável” e sobre “Globalização, Turismo, e Lazer” da International Geographical Union e do European Consortium for Cultural Research;. iii) Membro de vários comités do Economic and Social Research Council, incluindo o Research Grants Board e ‘One Europe or Several’ Commissioning Panel”; iv) Membro de vários painéis de atribuição de bolsas de investigação, designadamente no Reino Unido, Portugal, Holanda, Itália, República Checa e Canada. Em 1995, recebeu o Royal Geographical Society ‘Edward Heath Award.

Biografia de Russel King

Russell King é professor de Geografia da School of Global Studies, Universidade de Sussex (RU), desde 1993. Foi Professor visitante nas universidades de Malta, Ben-Gurion do Neguev (Israel), Trieste (Itália), Cornell (EUA) e Malmö (Suécia). Mantém uma colaboração estreita, na investigação e na formação pós-graduada, com o Centro de Estudos Geográficos e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, desde o início dos anos 1990, sendo membro do Conselho Consultivo do doutoramento em Migrações, desde a sua criação. Os seus interesses de investigação têm-se centrado no estudo de diferentes problemáticas relacionadas com as migrações humanas. Dirigiu numerosos projetos, financiados por instituições britânicas e europeias e orientou mais de meia centena de teses doutoramento, em universidades do Reino Unido, Irlanda, Suécia, Itália, Letónia e Portugal.

A sua produção científica inclui a autoria/edição de 38 livros e de 27 números especiais de revistas científicas, a publicação de uma centena de capítulos de livros e cerca de 200 artigos em revistas internacionais, com arbitragem científica, e mais de uma centena de outros artigos, notas e recensões. Na Universidade de Sussex, foi Diretor da School of European Studies, Presidente do Departamento de Geografia e Diretor do Sussex Centre for Migration Research. Foi Editor do Journal of Ethnic and Migration Studies e integra o conselho editorial de muitas outras revistas científicas de Geografia e Estudos das Migrações.

O mérito do trabalho do Professor Russell King foi reconhecido por numerosas distinções entre as quais se salientam: i) Royal Geographical Society ‘Edward Heath Award’ (1986); ii) Membro honorário da Società Geografica Italiana (1988); iii) membro da Royal Geographical Society (1989); iv) Membro do Trinity College Dublin (1990).